Homem é denunciado por injúria racial contra motoboy em SP: 'Chimpanzé'
Um motoboy registrou boletim de ocorrência por injúria racial contra o cliente de um restaurante em Artur Nogueira (SP), que enviou um áudio para o WhatsApp do estabelecimento com uma série de ofensas contra o entregador. O caso foi registrado ontem (8) como crime consumado de injúria racial na delegacia do município.
Juan Willian Penteado Carvalho, 24, estava trabalhando no restaurante do Jardim Planalto, quando o cliente, identificado apenas como João Carlos, entrou em contato pela rede de mensagens do estabelecimento para pedir uma marmita de feijoada. Em seguida, enviou o áudio com o conteúdo racista.
Ao telejornal Bom dia Cidade, da EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas, o dono do restaurante afirmou que deixou o celular do estabelecimento com o entregador porque precisou se ausentar para resolver alguns problemas. Foi nesse momento que Carvalho recebeu o áudio do cliente.
"Cara, eu vou fazer um comentário racista porque eu odeio esse cara, tinha que ser preto mesmo, preto filho da p***?", disse o cliente, em trecho do áudio. "Quando vem um entregador preto, cara de bandido, com nariz parecendo um chimpanzé".
Segundo demonstra no áudio, o cliente não gostava do atendimento do motoboy. "Não fala bom dia, ele pega e digita o código lá, o valor e quer pegar meu cartão para passar com aproximação. Eu falo: 'dá a máquina, por favor'. Eu preciso olhar o que o cara digitou. Esse animal".
Em outro trecho, o freguês diz que acredita ser odiado pelo entregador por ele ser branco. "Eu acredito que ele me odeia por eu ser branco, alemão e velho... eu acho que ele me odeia. Mas o ódio é de ambas as partes porque eu odeio aquele chimpanzé, que desgraçado".
Como uma bomba
O entregador afirmou que a mensagem recebida por ele "caiu como uma bomba". Ele disse que nunca teve problemas com clientes antes.
Ele mandou uma mensagem pedindo a marmita e depois enviou o áudio. Depois ele enviou mensagem pedindo desculpas e até veio aqui pessoalmente, mas o patrão não deixou eu sair para falar com ele. Eu fiquei meio mal, é triste uma situação como essa.
Juan William Penteado Carvalho, entregador
O proprietário do restaurante disse que o motoboy ficou profundamente abalado logo depois que recebeu o áudio e que ficou numa situação muito delicada. O comerciante se ofereceu como testemunha para registrar o boletim de ocorrência.
Tanto ele quanto a vítima já prestaram depoimento à polícia e agora o delegado deve ouvir o autor das mensagens. Ainda não há data prevista para o comparecimento do suspeito. Em conversa com a reportagem da EPTV, ele alegou ter enviado a mensagem "ao celular errado" e disse estar arrependido, além de negar ser racista.
Em nota ao UOL, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso está sendo investigado, por meio de inquérito policial, pela delegacia de Artur Nogueira. "A vítima e a testemunha foram ouvidas. A cópia dos áudios foi apresentada à Polícia Civil e o autor deve ser convocado em breve para prestar esclarecimentos", diz o órgão.
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