Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereadora do Mato Grosso faz comentário gordofóbico ao criticar secretaria

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 15h36Atualizada em 10/06/2022 15h36

A vereadora Márcia Luft (MDB), da cidade de Canarana, município do Mato Grosso a 838 km da capital Cuiabá, foi criticada nas redes sociais após ter feito um comentário gordofóbico ao criticar a Secretaria de Esportes da cidade. A fala aconteceu em uma sessão no plenário da última segunda-feira (6).

A gordofobia é considerada um estigma preconceituoso sobre características de pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Luft citava a importância do papel dos vereadores, mas reclamava da falta de apoio dos secretários municipais. Ao falar diretamente com o secretário de esportes, ela criticou um evento esportivo escolar que havia acontecido no município pela falta de estrutura do ginásio.

Ao falar sobre a importância da competência profissional de cada secretário, Márcia Luft fez uma analogia sobre a profissão de nutricionista.

"Se você vai numa nutricionista e ela for acima do peso, você vai confiar naquela nutricionista? Eu não! Nutricionista tem que ser esbelta, bonita, nos 'trinque'. A mesma coisa quem é atleta ou professor de educação física".

Nos comentários do YouTube do vídeo que transmitiu a sessão, um comentário critica a vereadora pela fala. " Tenho convicção que sua fala foi no mínimo preconceituosa".

Uma nutricionista da cidade de Querência, que fica a 115 km de Canarana, se manifestou de forma enfática e contrária a vereadora. Para ela, como "nutricionista e gorda", os profissionais da nutrição estudam e se capacitam para promover e tratar a saúde das pessoas e não para estarem "nos trinques", fazendo menção direta a fala de Luft.

O Presidente da Câmara dos Vereadores de Canarana minimizou o caso e disse à imprensa local que a vereadora Márcia usou o direito de fala na tribuna e que os profissionais que porventura possam ter se sentido ofendidos com a fala, tem o direito de recorrer e solicitar a retratação.

Já Márcia Luft, disse ao jornal Primeira Página que não tinha a intenção de ofender ninguém. "São coisas que a gente fala sem pensar, que acaba dando esse auê".