Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque em ônibus deixa pelo menos 3 passageiros mortos em Piracicaba (SP)

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL

21/06/2022 16h25Atualizada em 22/06/2022 07h52

Pelo menos três pessoas morreram após um homem entrar em um ônibus e esfaquear passageiros no município de Piracicaba (SP). O caso foi registrado na tarde de hoje e o autor do ataque foi preso em flagrante. Uma das vítimas do atentado tentou defender os demais passageiros, segundo a PM.

O ataque foi registrado na avenida Armando Salles de Oliveira, uma das mais movimentadas da cidade, próximo ao terminal central da cidade, por volta das 15h10, em ônibus que seguiria até o bairro Vila Sônia.

Um homem de 52 anos, que estava sentado no banco dos fundos, se levantou três minutos depois da saída do veículo e começou a golpear os demais passageiros.

Pelo menos seis pessoas foram golpeadas com um facão — duas acabaram morrendo dentro do ônibus e uma terceira, identificada como Roseli Ramalho, ao tentar fugir do veículo, faleceu após cair numa calçada. Ela era funcionária do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região e estava voltando para casa após a jornada de trabalho — segundo testemunhas, a mulher tentou proteger os demais passageiros.

As outras duas vítimas mortas são Adriana Coelho da Silva, 42, e Valdemar da Silva Venâncio, 68.

Roseli será velada a partir das 12h desta quarta-feira no Cemitério da Vila Rezende, em Piracicaba, e sepultada às 16h no Cemitério Parque São Pedro, no município vizinho de São Pedro.

Além das três mortes, outras três pessoas foram socorridas a hospitais locais, duas delas em estado grave.

Duas vítimas foram encaminhadas em estado grave para o Hospital dos Fornecedores de Cana, na cidade. Um jovem de 27 anos, atingido por um golpe no pescoço, segue internado em estado grave. Uma idosa de 62 anos também foi esfaqueada, deu entrada em estado grave, porém, segundo o último boletim médico do hospital, evoluiu para estável.

Uma outra idosa, de idade não divulgada, teve uma crise nervosa e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim.

A corporação afirma que o autor do crime, que não teve a identidade revelada até o momento, estaria passando por um surto psicótico.

Movimento2 - Redes Sociais/Reprodução - Redes Sociais/Reprodução
Segundo Polícia Militar, ocorrência foi recebida às 15h10 e equipes chegaram rapidamente ao local
Imagem: Redes Sociais/Reprodução

"Foi tudo muito rápido. Quando chegamos encontramos três corpos. Não há motivação nenhuma para o crime. Ele não avançou contra os policiais, se rendeu", disse o tenente Algarra, do Comando de Força Patrulha da Polícia Militar, cuja viatura estava nas proximidades e atendeu à ocorrência após ouvir gritos dentro do veículo.

Momentos de terror

O coletivo estava com todos os bancos ocupados e uma pessoa em pé, segundo testemunhas. A autônoma Samara Silvestre estava no ônibus com o marido e o filho e disse que os passageiros começaram a gritar para o motorista parar logo depois da saída do terminal.

Eu desci com meu filho e saímos correndo. Meu marido tentou contê-lo, mas foi atingido de raspão nas costas. Mas, graças a Deus ele está bem.
Samara Silvestre, passageira

O homem passou por atendimento médico na Santa Casa de Piracicaba apenas com escoriações.

O motorista, em depoimento à Polícia Militar, disse que não estava entendendo o que estava acontecendo até a parada total do ônibus, alguns metros após um ponto na avenida. Há um sistema nos ônibus que impede a circulação com as portas abertas, conforme determinação municipal, por isso todos só puderam descer após a parada total do coletivo.

Uma das pessoas que estava dentro do ônibus conversou com o UOL, e pediu para não ser identificada."Ele estava no banco dos fundos, e simplesmente começou a dizer que todo mundo iria morrer, e começou a atacar. Foi horrível", disse.

Movimentacao1 - Redes sociais/Reprodução - Redes sociais/Reprodução
Homem foi detido e, segundo Polícia Militar, estava em "surto psicótico" durante o crime
Imagem: Redes sociais/Reprodução

Investigação

O caso é investigado pela 1ª Distrito Policial de Piracicaba.

Segundo a delegada Juliana Ricci, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba, o homem foi preso em flagrante, não tinha nenhum vínculo com as vítimas e não teve motivo para o ataque.

"Eu não diria que é um crime premeditado. A fala dele é desconexa, mas é prematuro dar mais detalhes", disse, confirmando que vai tentar ouvir o homem amanhã. "Ele tem uma passagem criminal por porte de arma em 2001, mas não há nenhuma relação nisso com o que aconteceu hoje", acrescenta Kleber Altale, diretor do Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9), da região de Piracicaba.

Imagens das câmeras de monitoramento do terminal, de um equipamento de monitoramento da Guarda Civil Municipal e de comércios próximos serão solicitadas para o andamento de investigação. Segundo a Polícia Civil, o ônibus não tinha câmeras.

Em nota, a concessionária TUPi Transporte, responsável pelo transporte público na cidade, manifestou apoio e solidariedade às vítimas e familiares."Informações indicam que uma pessoa atacou deliberadamente quem estava em sua frente com uma faca vitimando pessoas e ferindo outras causando pânico generalizado. O homem foi preso e a TUPi está acompanhando o caso e em contato com as autoridades locais e a prefeitura municipal", acrescentou.