Topo

Esse conteúdo é antigo

Inverno atrasado: SP enfrenta calor fora de época antes de virada de tempo

Chegada do inverno não impede calor de dar as caras em São Paulo - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)
Chegada do inverno não impede calor de dar as caras em São Paulo Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)

Colaboração para o UOL

23/06/2022 04h00

Apesar do inverno já ter começado oficialmente, o frio da estação ainda deve demorar alguns dias para chegar ao estado de São Paulo e grande parte da região Sudeste. Segundo os meteorologistas, a tendência é de calor durante as tardes até sexta-feira (24). Já a região Sul do País deve ficar atenta para temporais até o final da semana.

De acordo com o Climatempo, as noites e madrugadas em grande parte da região Sudeste ainda podem ser marcadas pelo frio ameno, sem extremos. No período da tarde, as máximas devem ficar em torno de 30°C no litoral e interior de São Paulo e perto dos 27°C na capital paulista.

A partir de hoje, os ventos de noroeste se intensificam e aumentam a sensação de calor. Há previsão de rajadas de vento, de 40 a 60 quilômetros por hora, mas não há expectativa de chuva.

Até sexta, os dias serão ensolarados, praticamente sem nuvens no céu e muito secos. O grande destaque para a semana é a umidade relativa do ar que deve ficar muito abaixo do ideal para a saúde. Os valores podem ficar abaixo dos 30% no estado e até abaixo de 20% no norte paulista.

Temperaturas caem no fim de semana

No próximo fim de semana, entre os dias 25 e 26, uma nova frente fria vai derrubar as temperaturas sobre parte do estado de São Paulo.

Segundo as previsões climáticas, cerca de duas ondas de frio ainda são previstas para chegar ao Estado ao longo do mês de julho e início de agosto. Neste período, o frio deve ser mais intenso e até há chance de geada pelo interior paulista.

No Rio de Janeiro, as temperaturas também devem apresentar queda moderada, com registro de mínima de 16°C e máxima de 21°C no domingo (26).

Instabilidade no Sul

A partir de hoje, a formação de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil está espalhando nuvens carregadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os dois estados entram em alerta para o risco de temporais até o final da semana.

Os temporais mais intensos, com chuva mais volumosa, se concentram no norte do RS e no centro-oeste e sul de SC. Segundo o Climatempo, é alto o risco de alagamentos e transbordamentos.