Topo

Incêndio no centro de SP atinge primeira igreja ortodoxa do Brasil

Montagem de fotos de antes e depois da Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora, atingida por incêndio no centro de SP  - Reprodução/site/Catedral Ortodoxa e Reprodução/Facebook/Igreja Ortodoxa Antioquina de Nossa Senhora
Montagem de fotos de antes e depois da Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora, atingida por incêndio no centro de SP Imagem: Reprodução/site/Catedral Ortodoxa e Reprodução/Facebook/Igreja Ortodoxa Antioquina de Nossa Senhora

Do UOL, em São Paulo*

11/07/2022 11h52

O incêndio de grande proporção que atingiu um prédio comercial no centro de São Paulo na noite de ontem e se espalhou para edificações vizinhas também danificou a primeira igreja ortodoxa do Brasil, construída em 1904.

A Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora fica localizada na rua Cavalheiro Basílio Jafet e foi "muito abalada pelo incêndio", segundo André Elias, capitão do Corpo de Bombeiros. De acordo ele, a igreja foi interditada, "mas não sofreu abalo que possa comprometer sua estrutura".

Imagens divulgadas na página do Facebook da igreja mostram o interior da edificação bastante danificado e ainda com alguns focos de incêndio.

O padre Dimitrios, da Catedral Metropolitana Ortodoxa, disse ao UOL que houve um estrago "substancial" da edificação, que já tem mais de cem anos, mas ainda não tinha detalhes exatos do que foi danificado pelo fogo. O local havia passado recentemente por um processo de restauração.

"Com a ajuda dos bombeiros conseguimos salvar alguns ícones que estavam no altar, que era o mais importante para nós, devido ao valor sacral", explicou.

Segundo ele, não havia ninguém no local na hora em que o incêndio começou — as missas são realizadas apenas às quartas-feiras de manhã.

A construção do templo religioso contou com a ajuda de membros da comunidade sírio-libanesa no Brasil e ficou conhecida como "a Igreja da antiga rua Itobi", nome da via na época de sua fundação.

Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora foi atingida por incêndio na região central de SP - Reprodução/site da Catedral Ortodoxa  - Reprodução/site da Catedral Ortodoxa
Imagem: Reprodução/site da Catedral Ortodoxa

"A Igreja da Anunciação a Nossa Senhora, no centro antigo da grande metrópole de São Paulo nos remete à história de uma das maiores imigrações que nosso país já presenciou", diz um trecho no site da paróquia.

"Hoje, como um marco histórico, continua sua presença e atuação junto da comunidade que a cerca, não só de sírios e libaneses, mas também de brasileiros que por ela passam para fazer suas orações", diz ainda o texto.

O incêndio

O fogo começou na noite de ontem, por volta das 21 horas na rua Barão de Duprat, na Sé, e se espalhou para outros prédios. De acordo com os Bombeiros, o fogo foi controlado pouco antes das 8h desta segunda.

Dois bombeiros sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé, ambos conscientes. Um deles teve 36% do corpo queimado e o outro 18%, com queimaduras de segundo grau.

Até o momento não há detalhes sobre as causas do incêndio.

De acordo com o capitão André Elias, o prédio de dez andares não tinha AVCB, o documento emitido pelos Bombeiros certificando que, durante a vistoria, a edificação tinha condições de segurança contra incêndio.

*Colaboração de Wanderley Preite Sobrinho, em São Paulo