Topo

Esse conteúdo é antigo

PM e Bope são acionados após pacote suspeito endereçado a Putin no DF

Fachada da embaixada russa no Distrito Federal - Niklas Weins
Fachada da embaixada russa no Distrito Federal Imagem: Niklas Weins

Do UOL, em São Paulo

14/07/2022 14h45Atualizada em 14/07/2022 14h58

Uma encomenda suspeita entregue na embaixada da Rússia no Distrito Federal fez com que a Polícia Militar, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e o Corpo de Bombeiros fossem acionados na manhã de hoje. Segundo informou a PMDF, o pacote foi entregue via Correios. De acordo com os Bombeiros, era endereçado ao presidente russo Vladimir Putin.

Os agentes de segurança seguiram os protocolos padrões em casos de suspeita de bomba, isolando a caixa, examinando o objeto e posteriormente levando-o a um lugar seguro para realizar sua detonação. Essa operação é conhecida como "Petardo". Ninguém se feriu e não houve nenhum dano material, de acordo com a PMDF, em comunicado enviado à imprensa.

O Corpo de Bombeiros informou que a equipe de segurança foi acionada após um vigilante ter recebido um telefonema com uma ameaça de bomba.

Outro fator suspeito é que a encomenda foi recebida na portaria do local, o que não é o procedimento padrão de segurança da missão diplomática russa no Brasil.

Apesar do endereçamento a Putin, ainda não há mais informações sobre quem enviou o pacote e o porquê.

O UOL procurou a embaixada russa, mas até o momento não recebeu resposta.

Veja nota emitida pela PMDF:

Operação Petardo na embaixada na Rússia

Por volta das 10h desta quinta-feira (14) a PMDF foi acionada por seguranças da Embaixada da Rússia, pois foi recebido uma encomenda suspeita pelos Correios. Os seguranças isolaram a caixa e acionaram a PMDF. Foi dado início a Operação Petardo (Operação da PMDF para atendimento de ocorrências em casos de suspeita de artefato explosivo) e o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi ao local, examinou o objeto e o levou para um local seguro onde ocorrerá a detonação (procedimento técnico padrão para neutralizar o objeto).