Minas: jovem é espancado por PMs até desmaiar; governador critica violência
Policiais militares espancaram um jovem de 23 anos até que ele desmaiasse na noite de sexta-feira (12), em Paineiras, cidade na região central de Minas (a 270 km de Belo Horizonte). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a namorada do rapaz tentou defendê-lo e também foi agredida.
Nas imagens, Marcos Mendonça Gonçalves aparece caído no chão e imobilizado pelos PMs. Já contido, ele é atingido por pelo menos 11 socos por um dos policiais e, na sequência, desmaia.
"Alguém soltou uma bomba e os policiais chegaram me dando voz de prisão, dizendo que fui eu que soltei a bomba", disse ele, que nega ter sido o responsável. "Estou acabado, destruído, com muita dor. Estou com sete pontos aqui atrás [na nuca] e com a cabeça doendo demais."
Após o acontecimento, o casal tem usado as redes sociais para denunciar o ocorrido e cobrar medidas quanto à conduta dos agentes.
Em nota enviada ao UOL, a PM diz ter recebido —por meio da 7ª Região de Polícia Militar— denúncias sobre uma pessoa que estaria atirando bombas na praça da cidade, próximo a crianças. Segundo a corporação, após chegar ao local, houve a resistência do jovem.
"A PMMG esclarece, ainda, que após conhecimento das imagens enviadas à instituição, foi instaurado, de imediato, um procedimento para apuração criteriosa dos fatos e adoção das medidas cabíveis", diz a nota.
Nas redes sociais, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), condenou a abordagem dos policiais.
Tomei conhecimento do ocorrido na noite de ontem na cidade de Paineiras, das diversas denúncias recebidas pela Polícia Militar sobre uma pessoa soltando bombas em uma praça da cidade. Confio na seriedade e prontidão da nossa PM-MG, que está apurando os fatos e tomará as medidas necessárias para coibir atos de violência, seja quem for o agressor. Romeu Zema, em seu perfil no Twitter
*Com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.