Topo

Esse conteúdo é antigo

Granizo e ventos de mais de 120 km/h atingem o RS; homem está desaparecido

Granizo no Rio Grande do Sul - NadyTAT/Twitter
Granizo no Rio Grande do Sul Imagem: NadyTAT/Twitter

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 09h34Atualizada em 16/08/2022 10h30

O Rio Grande do Sul foi atingido por um temporal que deixou um homem desaparecido e causou estragos em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde foi registrada queda de granizo e ventos fortes, de mais de 100 km/h. Na cidade de Canoas, o vento foi ainda mais intenso, chegando a 120,5 km/h.

Na capital do estado, moradores compartilharam imagens de pedras de gelo médias e grandes no início da noite de ontem. Em meio ao fenômeno, foi registrado o desaparecimento de um homem, que caiu no arroio Moinho, na capital gaúcha, na noite de ontem. Até as 8h de hoje, as buscas por seu paradeiro seguiam.

O fenômeno em território gaúcho ocorreu depois que uma frente fria se sobrepôs ao ar quente que estava na região. A Serra Gaúcha teve calor de quase 30°C durante a tarde. Já a atmosfera de Porto Alegre media 20°C a 1.500 metros de altitude, indicando um superaquecimento que favoreceu a formação das pedras de gelo, segundo o site de meteorologia MetSul.

Apesar das imagens impressionantes do granizo, as cidades no entorno da capital gaúcha sofreram mais com os fortes ventos que vieram com o temporal. Canoas, Cachoeirinha e Gravataí estão entre os municípios mais afetados.

Em Canoas, onde os ventos chegaram a 120,5 km/h, de acordo com estações meteorológicas locais, árvores caíram e prédios foram destelhados pelo vendaval.

Pelas redes sociais, a prefeitura da cidade informou que entre os transtornos causados pelo fenômeno estão danos à estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças, que interrompeu seus atendimentos ao público na noite de ontem.

Além disso, o Viaduto da Inconfidência, que dá acesso a Canoas, foi interditado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por volta das 22h. Até as 8h de hoje, a administração pública não havia dado atualizações sobre a liberação da via, informando apenas que a Avenida das Canoas também está com o trânsito interrompido.

210 mil clientes atendidos pela RGE, uma das responsáveis pela distribuição de energia no Rio Grande do Sul, continuam com o serviço interrompido até as 9h de hoje, segundo nota da empresa ao UOL. A maior parte deles está em Canoas.

A distribuidora afirmou que suas equipes estão "totalmente mobilizadas no conserto dos estragos", mas destacou que a rede sofreu "muitos danos", "principalmente por árvores caídas sobre a rede, o que exige reconstrução completa em vários trechos".

A reportagem entrou em contato também com a CEEE-Equatorial, outra distribuidora de energia em território gaúcho, para apurar prejuízos à rede dependente de seus serviços. Quando houver retorno, a matéria será atualizada.