Coração de D. Pedro 1º chega ao Brasil; veja como e onde visitar a peça
Na manhã desta segunda-feira (22), chegou ao Brasil o coração de D. Pedro 1º, primeiro imperador brasileiro e responsável por proclamar a Independência do país em relação a Portugal.
O coração do imperador aterrissou na Base Aérea de Brasília pouco antes das 10h. O órgão foi transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Na capital federal foi recebido, com honraria, por autoridades como o embaixador de Portugal, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.
Primeiro ato
A primeira aparição do coração de D. Pedro 1º será em uma cerimônia a ser realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira (23). O órgão será levado pela rampa do Palácio em meio a honrarias militares, com a participação dos Dragões da Independência e sob o hino da Independência, composto pelo antigo imperador.
O evento está marcado para 9h30, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Após a cerimônia, o coração retorna ao prédio do Itamaraty, onde ficará exposto a autoridades e convidados diplomáticos na Sala Santiago Dantas. Entre os convidados estão membros da família imperial.
Na quarta-feira (24), ocorrerá uma visita especial de jornalistas. Ainda não foi informado o horário, nem o procedimento que será adotado nesta visita.
Exposição ao público
A partir de quinta-feira (25), o coração do imperador estará aberto para visitação. No entanto, nos dias de semana, quem irá visitar são estudantes de escolas do Distrito Federal que agendaram previamente a visita.
O público em geral poderá ver o coração de D. Pedro 1º apenas nos finais de semana, aos sábados e domingos. No entanto, ainda não foi divulgado o horário da visitação.
No mesmo lugar, foi montada uma linha do tempo da vida do imperador. A mostra foi organizada pela Biblioteca Nacional e pelo Museu Imperial de Petrópolis.
O coração retorna para Portugal no dia 8 de setembro, no dia seguinte às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
Cuidados com o órgão
É a primeira vez que o coração de D. Pedro deixa Portugal. O órgão é mantido na capela-mor da Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Porto, Portugal. Foi um desejo do imperador antes de morrer.
O órgão é embebido por formol e pesa aproximadamente 9 quilos. Na visitação, o órgão será visto no interior de uma cripta, dentro de uma cápsula de vidro. Nas ações externas, como o evento no Palácio do Planalto, a cápsula estará dentro de um cálice de prata dourada, revestida por uma urna de madeira.
Enquanto estiver no Brasil, o coração de D. Pedro 1º estará sob proteção da Polícia Federal e das Forças Armadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.