Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacaré é gravado roubando peixes fisgados por pescador: 'Levei um susto'

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 04h00

O pastor Carlos Eduardo Velozo, 42, foi pego de surpresa por um jacaré durante a prática de uma pesca esportiva na Ilha do Bananal, em Tocantins. Após ter fisgado dois peixes de uma só vez, o pescador acabou perdendo as presas para o réptil, que chegou de forma inesperada com uma abocanhada.

O vídeo foi gravado no dia 19 de agosto, mas Carlos decidiu compartilhar nas redes sociais nesta semana. Ao UOL, ele contou que estava aproveitando o dia de descanso na pousada de um amigo, local que ele costuma frequentar e praticar a pesca esportiva.

"Não é comum pegar dois peixes de uma só vez então quando eu consegui, eu pedi para o rapaz que estava comigo começar a gravar. Eu não conseguia pegar o celular e, enquanto eu conversava com ele, não vi o jacaré se aproximando. Assim que ele começou a gravar, ele disse pra mim que o jacaré estava lá. Eu levei um susto", diz o pastor.

Na cena, é possível observar que ele ainda tenta tirar os peixes da reta do réptil, mas não consegue. "Fui tentar levantar os peixes, quando lembrei que não poderia fazer isso, porque poderia quebrar a vara, por causa do material dela. Eu tive que soltar e logo em seguida o jacaré pegou os dois peixes de uma só vez."

Carlos conta que, depois de capturar as presas, o jacaré se distanciou da embarcação. O réptil, segundo o pastor, tinha cerca de 2,5 metros — um tamanho menor do que ele está acostumado a ver na região. "Depois, ele arrebentou a linha e foi para a margem do rio comer os peixes. Eu conseguia escutar o barulho, mas ele não estava dando muita moral para a gente", brinca.

Apesar da cena inusitada, Carlos diz que já passou por situações semelhantes anteriormente — mas com botos, no rio Tocantins, em Palmas, onde reside. "Eles já tomaram meus peixes umas três vezes. Um deles até quebrou uma vara. A gente já sabe que quando tá pegando peixe eles veem para tomar da gente. Eles são espertos."