Topo

Esse conteúdo é antigo

Thiago Brennand: Empresário é denunciado pelo MP e alvo de novas acusações

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 00h12Atualizada em 05/09/2022 13h04

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) denunciou o empresário Thiago Brennand, 42, por lesão corporal e corrupção de menores após ele ter sido flagrado por câmeras de segurança agredindo uma modelo em academia de luxo de um shopping.

O órgão pede que a Justiça determine o pagamento de R$ 100 mil por danos morais à vítima, a modelo Alliny Helena Gomes, 37, além da concessão de medidas protetivas "para que o agressor não se aproxime ou tenha contato" com ela, diz o órgão em nota.

Ao UOL, o Ministério Público informou também ter pedido a proibição da entrada de Brennand na academia e a retenção do passaporte do empresário.

Ontem o Fantástico, da TV Globo, apresentou novas denúncias contra o empresário, a partir de depoimentos de mulheres, familiares e funcionários de estabelecimentos frequentados por ele.

Terror em relacionamento. Uma mulher que disse ter sido vítima de cárcere privado, agressões e estupro contou ao Fantástico o que passou nos dias em que esteve na casa de Thiago. Com medo, ela preferiu não mostrar o rosto.

Atualmente morando fora do Brasil, ela contou que conheceu e manteve contato com o empresário pelas redes sociais. Com viagem marcada para visitar a família no Recife, ela então decidiu ir até São Paulo para encontrá-lo.

Apesar de um início "ótimo", ela diz que passou momentos de terror na mansão de Thiago, que fica a 1h30 da capital paulista, após negar-lhe acesso ao celular dela.

"Ele tomou o telefone da minha mão, me empurrou no chão, me deu um tapa na cara e me forçou a colocar o código no telefone", contou. Segundo ela, as agressões continuaram até que ele a teria estuprado.

Eu sinto muito pelo que aconteceu com ela. Mas se não fosse isso, ninguém ia ter prova visível de que ele é violento, de que ele é um monstro. Então, graças a ela, eu pude falar: 'Aconteceu comigo, vão acreditar em mim'.
Nova denunciante sobre Helena Gomes, agredida em academia de São Paulo

A mulher contou que tinha medo de falar qualquer coisa que desencadeasse mais agressividade, e que não tinha como sair dali. No terceiro dia, eles teriam ido até São Paulo para jantar, e acabaram em um estúdio de tatuagem, onde ela foi obrigada a fazer uma tatuagem com as inicias de Thiago, que teria dito: "você agora é propriedade minha".

Mulher denuncia Thiago Brennand e diz que foi obrigada a fazer tatuagem - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Mulher mostra tatuagem que foi obrigada a fazer com logo de Thiago Brennand
Imagem: Reprodução/TV Globo

O caso chegou a ser denunciado à polícia pelo irmão dela, mas ela conta que, sob ameaça, teria desmentido a história em depoimento. Em um trecho de um telefonema entre os dois, o homem diz: "Você não sabe onde está entrando. A minha resposta, ela vem ou em você ou num filho ou num familiar. Você trate de respeitar a minha biografia".

Ainda conforme o relato, Thiago também divulgou imagens íntimas dos dois. O conteúdo foi enviado para a filha dela, de 15 anos, e em diversos grupos nas redes sociais, inclusive fora do Brasil.

A investigação policial, porém, foi arquivada por falta de provas e o caso foi encerrado em junho deste ano. No relatório, a delegada responsável pelo caso disse que Thiago não tem antecedentes e que nunca foi alvo de processo por uso de arma de fogo, apesar de ter uma coleção. A responsável pelo inquérito também questionou a conduta da vítima.

Agressões a trabalhadores. Um funcionário de um hotel do condomínio em que Thiago mora disse que foi agredido pelo empresário quando saía do serviço, de moto, por supostamente ter passado "correndo" na porta da casa dele. Vitor Machado disse que andava a no máximo 25 km/h e registrou boletim de ocorrência contra o empresário.

O jovem alega que realizou um exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de Sorocaba, mas que o laudo "sumiu". Quase dois meses depois da agressão, e usando fotos do dia, o funcionário fez outro exame. Thiago registrou uma ocorrência contra ele por calúnia — no caso da modelo Helena Gomes, o empresário também registrou denúncia contra a vítima.

Técnico de enfermagem de um hospital em São Paulo, um funcionário disse que foi chamado de "bosta" e "palhaço" por Thiago que, ao ser respondido, teria dado um soco nele. O trabalhador registrou um boletim de ocorrência por agressão, mas desistiu do processo por achar que perderia.

Denúncias de ameaça. O cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, pediu que a Justiça proibisse o empresário de se aproximar dele e da sua família. Segundo o advogado do medalhista olímpico, Thiago ameaçava invadir a hípica do cavaleiro e agredir quem estivesse no caminho.

Em mensagens e ligações, o empresário, que se diz faixa preta de jiu-jitsu, enaltecia sua própria habilidade como lutador. Em um trecho mostrado pelo Fantástico, Thiago fala para Doda que está "vestindo a roupa" e que vai "bater na sua cara".

Caixão na porta de casa. Primo de primeiro grau de Thiago, Jason Vieira conta que o empresário já mandou um caixão e uma coroa de flores para a porta de sua casa com a mensagem: "Jason do câncer, cancinho [sic], descanse em paz". O "apelido", seria uma referência ao câncer que o homem trata.

"Já tá todo mundo sabendo da metástase, ô cancinho. Que pena, hein? Parece ferrugem no teu corpo, né?", diz Thiago em áudioveiculado pelo Fantástico.

Thiago Brennand enviou um caixão para a casa de um primo que trata um câncer - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Thiago Brennand enviou um caixão para a casa de um primo que trata um câncer
Imagem: Reprodução/TV Globo

Para Jason, o primo age assim porque sabe que ele nunca aceitou as ameaças calado. Segundo ele, os pais de Thiago "sofrem com esse cara há muito tempo" e "são pessoas muito boas, trabalhadoras".

Na verdade, a gente tem que deixar claro, que Thiago não é um empresário. Ele é um herdeiro profissional.
Jason Vieira, primo de Thiago Brennand

Defesa nega acusações. Os advogados de Thiago Brennand disseram que ele nunca forçou as parceiras a terem relações sexuais sem preservativo, e que sempre houve respeito, limites e que as relações eram consensuais.

Sobre as acusações de estupro e cárcere privado, disseram que a história foi "rigorosamente investigada pela polícia", que o MP pediu o arquivamento do caso e que a Justiça acatou.

Sobre Doda, a defesa alega que o desentendimento "levou à adoção de medidas recíprocas que foram encerradas por meio de acordo judicial". Os defensores, porém, não se posicionaram sobre as agressões ao garçom e ao técnico de enfermagem.

Sobre o caso da academia, Thiago admitiu em boletim de ocorrência registrado na polícia que cuspiu na mulher, mas afirmou que fez apenas "uso comedido" da força para dar uma "resposta certeira". A defesa dele, porém, disse que só vai se manifestar sobre o caso nos autos do processo.

Agressão foi registrada no dia 3 de agosto em academia de luxo de São Paulo - TV Globo/Reprodução - TV Globo/Reprodução
Agressão foi registrada no dia 3 de agosto em academia de luxo de São Paulo
Imagem: TV Globo/Reprodução

De família poderosa. O empresário Thiago Antonio Brennand Tavares da Silva Fernandes Vieira, 42, leva o sobrenome de famílias tradicionais de Pernambuco, ostenta uma vida de luxo nas redes sociais, expressa aversão ao Brasil, além de demonstrar ser fã de armas.

Em vídeo publicado recentemente, Thiago afirma que tem casa em quatro países diferentes e que mora fora do Brasil há 27 anos, tendo voltado apenas há dois, por causa da pandemia da covid-19. (Saiba mais sobre o empresário)

Empresário Thiago Brennand leva sobrenome de tradicional família pernambucana e chegou a ostentar 'guarda-roupa de armas' nas redes sociais - thiagobrennandfv/Instagram/Reprodução - thiagobrennandfv/Instagram/Reprodução
Empresário Thiago Brennand chegou a ostentar 'guarda-roupa de armas' nas redes sociais
Imagem: thiagobrennandfv/Instagram/Reprodução