Topo

Esse conteúdo é antigo

De flerte ao arrependimento: cinco crimes que tiveram finais inusitados

Golpista flertou com vítima em troca de mensagens - Arquivo pessoal
Golpista flertou com vítima em troca de mensagens Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 18h14Atualizada em 08/09/2022 18h14

A estudante Priscila Campolim de Campos, 20, sofreu nesta semana uma tentativa de golpe que terminou com um desfecho inusitado: o criminoso a paquerou após assumir a tentativa de fraude. Para além do flerte, o golpista ainda pediu desculpas para ela e pediu para que ela alertasse a família sobre a modalidade do crime.

Ao UOL, Priscila contou que o bandido disse que salvaria o número dela para entrar em contato futuramente. Os dois não conversaram mais desde então. "Eu achei engraçado. Eu sei que tem um ser humano por trás, acima de tudo um brasileiro, então eu não me surpreendi com as respostas dele", disse ela.

A história da estudante, no entanto, não é a primeira que termina com um criminoso "voltando atrás" da ação. Seja por culpa ou arrependimento, relembre cinco casos que o ladrão desistiu do crime.

5- 'Não sabia'

foto - Rita Mombelli/Divulgação - Rita Mombelli/Divulgação
Ladrão escreveu bilhete após devolver mechas de cabelo: "não sabia que era para crianças com câncer", disse
Imagem: Rita Mombelli/Divulgação

Após roubar um pacote com mechas de cabelo destinado para a confecção de perucas para crianças com câncer, um criminoso em Porto Alegre resolveu devolver a sacola com uma mensagem pedindo desculpas pelo furto. O caso ocorreu em novembro de 2020.

"Peço desculpas pelo fato ocorrido. Não sabia que era pras crianças com câncer", dizia a mensagem.

Imagens de uma câmera de segurança mostraram o homem atravessando a rua, virando o rosto e atirando a sacola por cima da grade em direção ao pátio da Escola Técnica em Saúde do Hospital de Clínicas, na região central da cidade.

O pacote estava dentro do carro de uma cabeleireira. As ocupantes foram doar sangue e, quando voltaram, encontraram o veículo aberto sem as mechas.

A sacola foi encontrada por volta das 8h da manhã, quando funcionários chegaram à escola. "Acho que na hora os ladrões se comoveram, devem ter pensado: 'Nossa! Tiramos os cabelos que iriam para crianças com câncer'. E mandaram devolver", disse a diretora técnica da escola, Rita Mombelli.

4- Celular pago em prestação

foto - Câmeras de Segurança/Reprodução - Câmeras de Segurança/Reprodução
Assaltante devolveu celular à vítima após ela informar que ainda estava pagando telefone
Imagem: Câmeras de Segurança/Reprodução

Um assalto em uma pizzaria de Camaçari (BA) chamou atenção pelo fato de o ladrão devolver o celular à vítima quando ela informou que ainda não tinha terminado de pagar pelo aparelho.

iPhone, para que você quer? Por favor, é meu celular, moço, eu estou pagando, por favor, na humildade mesmo", pede a atendente. O suspeito, então, devolve o aparelho e vai embora levando apenas o dinheiro do caixa. As câmeras de segurança flagraram toda a ação.

"O ladrão entrou com arma em punho. No primeiro momento, ele tentou tomar o celular da nossa atendente, depois entrou na cozinha, colocou a arma na cabeça do pizzaiolo pedindo o celular. Esse tipo de violência é de costume dos criminosos. Na saída, ele levou dinheiro do caixa e, nesse momento, a nossa atendente apelou para o ladrão, falando que tinha comprado o celular parcelado", explicou o dono do estabelecimento em entrevista ao UOL.

3- Devolução de carro com tanque cheio

tanque - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Amiga de vítima viu carro abandonado e acionou a família, que foi surpreendida por pedido de desculpas de ladrão
Imagem: Reprodução/TV Globo

Em Cariacica (ES), vítimas de um roubo de carro ficaram surpresas após receberem o veículo de volta com o tanque cheio e uma mensagem de desculpas.

A dona de casa Rosyneide Almeida desceu do carro para abrir o portão da garagem de sua casa e, ao voltar para a porta do motorista, foi abordada por um homem, que chegou ao local em um carro branco acompanhado de pelo menos um comparsa.

Ele correu em direção à vítima e mandou que ela se afastasse, dando tempo apenas para que Rosyneide retirasse os dois filhos que estavam no banco de trás. A reviravolta veio depois de um post da família no Facebook, pedindo aos bandidos que devolvessem a cadeirinha que estava no veículo, essencial para o filho da vítima, um menino com deficiência.

"O crime pede perdão. Na hora da tensão não deu pra ver o problema da criança. E o carro está sendo devolvido (sic). Tanque cheio", escreveu o homem no bilhete colocado dentro do veículo, abandonado em uma rua de Cariacica, no mesmo dia do furto, que ocorreu em agosto deste ano.

2- 'Tenho princípios'

golpe - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Golpista enviou mensagem explicando o motivo para ter desistido de golpe
Imagem: Reprodução/Twitter

Um criminoso desistiu de tentar aplicar um golpe pelo WhatsApp contra uma idosa de 64 anos, após ela relatar uma série de problemas de saúde. O caso ocorreu em Lençóis Paulista (SP), em fevereiro deste ano.

Na ocasião, o golpista pediu uma quantia de R$ 2.400 via pix, um meio de pagamento eletrônico que a idosa não dominava. Em entrevista ao UOL, a neta disse que o suspeito se passava pela mãe dela, pedindo dinheiro para a idosa.

"Ela começou a contar para ele, achando que era a minha mãe, que não tinha como ajudar, que estava com problema cardíaco, que tinha que fazer os exames para descobrir o que ela tem. Ela contou todos os problemas para o ladrão."

Em resposta, o criminoso assumiu a tentativa de fraude e pediu desculpas.

"Olha, Dona. Eu sou golpista, tá. Estou me passando pela sua filha. Vi aí pela nossa conversa que a senhora está passando por muitos problemas de saúde. Então eu não vou te roubar, tá bom? A senhora não merece levar esse golpe. A senhora é uma mãe maravilhosa, com certeza. Sua filha tem que dar muito valor para a senhora. Eu sou da vida errada, mas tenho um bom coração e tenho princípios. Só dou golpe em quem merece. Então fique com Deus, espero que a senhora melhore de saúde. Tenha uma boa tarde e desculpe pelo transtorno."

1- Criança no carro

Policial utiliza rádio - Getty Images - Getty Images
Segundo agentes da polícia, o criminoso deu um sermão para a mãe por deixar o filho sozinho
Imagem: Getty Images

Casos semelhantes também já foram registrados em outros países. Na cidade de Beaverton, no estado norte-americano de Oregon, um criminoso roubou um carro e, ao perceber que havia uma criança de quatro anos dentro do veículo, retornou ao local para repreender a mãe por deixá-lo sozinho.

O porta-voz da polícia de Beaverton, Matt Henderson, disse que o criminoso "realmente deu um sermão na mãe por deixar a criança no carro e ameaçou chamar a polícia para ela."

De acordo com o jornal The Oregonian, a mulher iria comprar um galão de leite e um pouco de carne quando ocorreu o crime.

Não tolere violência, saiba como procurar ajuda

O Ligue 190 é o número de emergência indicado para quem estiver presenciando uma situação de agressão. A Polícia Militar poderá agir imediatamente e levar o agressor a uma delegacia.

Também é possível pedir ajuda e se informar pelo número 180, do governo federal, criado para mulheres que estão passando por situações de violência. A Central de Atendimento à Mulher funciona em todo o país e também no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

O Ligue 180 recebe denúncias, dá orientação de especialistas e encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. Também é possível acionar esse serviço pelo WhatsApp. Nesse caso, acesse o (61) 99656-5008.