Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem semana com chuva e início de primavera gelado; veja previsão no país

Em São Paulo, a temperatura não deve sofrer grandes mudanças com a chegada da primavera - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Em São Paulo, a temperatura não deve sofrer grandes mudanças com a chegada da primavera Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

19/09/2022 04h00Atualizada em 19/09/2022 13h28

A primavera começa nesta semana e a previsão é de que diversos estados recebam a nova estação com muita chuva. A passagem de uma massa de ar frio deve impulsionar o tempo chuvoso em regiões como Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo o MetSul.

Mesmo com a nova estação, a temperatura ainda não sofrerá grandes mudanças. Na capital paulista, a máxima prevista para esta terça-feira (20) é de 26ºC e a mínima de 16ºC.

A expectativa é que a cidade enfrente chuvas durante quase toda a semana - apenas hoje e no fim de semana o tempo chuvoso deve dar uma trégua.

Veja a previsão para a cidade de São Paulo:

Segunda: de 11 a 26ºC, sem chuva
Terça: de 14 a 26ºC, pode chover a qualquer hora
Quarta: de 15 a 23ºC, tarde e noite chuvosas
Quinta: de 13 a 19ºC, dia e noite chuvosos
Sexta: de 12 a 21ºC, pode chover de dia e à noite
Sábado: de 14 a 23ºC, sem chuva
Domingo: de 13 a 23ºC, sem chuva

Ainda de acordo com o MetSul, os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 50 mm.

A capital carioca não tem previsão de chuva durante a semana, ainda que enfrente um tempo nublado e com temperaturas amenas. O dia com a maior máxima será amanhã, com 30ºC. No entanto, a mínima deve chegar a 13ºC. Nos demais dias, as temperaturas máximas oscilam entre 26ºC e 21ºC enquanto as mínimas não ultrapassam os 18ºC.

O tempo nublado também é previsto para Vitória, cuja previsão de máxima mais alta da semana é na quarta-feira (21), com 29ºC e mínima de 18ºC. A cidade deve enfrentar chuvas na sexta-feira (23) e no fim de semana.

Belo Horizonte deve registrar algumas chuvas durante a semana, especialmente na quarta-feira (21), que também registra a maior previsão de temperatura máxima, de 33ºC - e mínima de 18ºC. O norte do estado, no entanto, não tem previsão de chuva.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a previsão também é de tempo chuvoso. No Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva fiquem acima de 50 mm. Em Campo Grande, o tempo só dará uma trégua na sexta-feira (23), quando não há previsão de chuva.

As temperaturas máximas oscilam entre 35ºC e 31ºC enquanto as mínimas não ultrapassam os 20ºC. A exceção é na quinta-feira (22), quando a temperatura mínima pode chegar aos 10ºC e a máxima aos 23ºC. Na sexta-feira (23), o termômetro pode registrar 16ºC, mas a máxima volta para a faixa dos 30ºC.

Em Goiânia, as nuvens vão embora só na quarta-feira (21), quando a cidade terá máxima de 36ºC e mínima de 23ºC. Cuiabá também começa a semana com muitas chuvas e altas temperaturas. A expectativa é a de que o sol apareça apenas na sexta-feira (23), que terá mínima de 16ºC e máxima de 32ºC. Durante a semana, a máxima pode chegar até 37ºC.

Nordeste

No Nordeste, as chuvas devem concentrar em áreas da costa leste. Salvador terá chuvas a semana inteira, mas as mínimas não devem ultrapassar os 20ºC e as máximas oscilam entre 25ºC e 27ºC.

No Recife também chove. A temperatura deve ser estável: quase todos dias têm previsão de mínimas de 24ºC e máximas de 28ºC.

Já Teresina não tem previsão de chuva e a chegada da primavera também traz o sol para a cidade. A máxima para a capital piauiense é de 39ºC durante a semana e a mínima não deve ultrapassar os 18ºC.

Norte

No Norte do país a previsão é de chuva. Segundo a Climatempo, elas se tornam mais frequentes na região pela influência do La Niña. Em Manaus, pancadas de chuva são previstas para toda a semana. A temperatura deve permanecer estável com mínimas entre 23ºC e máximas de 35ºC.

Em Belém, as chuvas podem cessar na terça-feira (20), mas nos outros dias o tempo segue fechado. A mínima não deve ultrapassar os 23ºC e a máxima pode chegar até 34ºC. Macapá tem previsão de tempo nublado e chove apenas na quarta-feira (21) e no fim de semana. As máximas também ultrapassam os 30ºC enquanto as mínimas não devem ser menores que 24ºC.

No estado do Tocantins, em áreas do leste do Pará e no norte do Amapá, não há previsão de chuva durante a semana.

Sul

O Sul do país também tem registro de chuva, especialmente no Paraná e no norte de Santa Catarina, onde os volumes deverão ultrapassar 70 mm. Em Florianópolis, o tempo pode dar uma trégua durante a semana, mas as temperaturas permanecem baixas. Na sexta-feira (23), quando não há previsão de chuva, a mínima será de 7ºC e a máxima de 19ºC.

Em Curitiba, a trégua vem só na sexta-feira (23) - que também terá mínima de 7ºC e máxima de 19ºC. Durante a semana, a máxima não deve ultrapassar os 24ºC. Já em Porto Alegre, o tempo fica nublado e chuvoso até o fim de semana. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 22ºC. Na sexta-feira (23), quando o sol aparece, a mínima pode chegar aos 9ºC.