Topo

Esse conteúdo é antigo

Advogado é preso após chamar delegado de folgado no Paraná

Caio Percival estava acompanhando um cliente na delegacia e discutiu com policiais - Reprodução
Caio Percival estava acompanhando um cliente na delegacia e discutiu com policiais Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/09/2022 18h11Atualizada em 26/09/2022 10h51

Um advogado foi preso por desacato após ter chamado um delegado de folgado em Curitiba, no Paraná. Ele estava acompanhando um cliente na Delegacia de Delitos de Trânsito. Um vídeo que circula na internet mostra o advogado Caio Percival discutindo com os policiais.

A defesa de Percival alega que houve abuso de autoridade por parte do delegado e diz que acionou a Corregedoria Geral da Polícia Civil do Paraná. A Polícia Civil do Paraná afirma que "pela análise preliminar das imagens, fica claro que os policiais agiram corretamente ao serem desrespeitados pelo advogado".

Percival acompanhava seu cliente para uma oitiva sobre um acidente de trânsito ocorrido há cerca de um ano. Segundo o sócio de Percival, Paulo Veiga, que está atuando como defensor do advogado no caso, o cliente seria ouvido como vítima. No entanto, ao saber que o cliente estava sem a CNH no momento do acidente, o policial decretou sua prisão em flagrante.

Percival então teria começado a discutir com os policiais, questionando a prisão de seu cliente. Segundo Veiga, o cliente de Percival relatou apenas uma infração de trânsito —o que renderia uma multa e não prisão. Para Veiga, a prisão em flagrante cerca de um ano após o ocorrido é "inadequada".

A discussão continuou e Percival chamou o delegado de folgado —conforme vídeo gravado por uma pessoa presente na delegacia. Em seguida, o delegado deu voz de prisão ao advogado, e Percival foi levado a uma cela.

Ainda de acordo com Paulo Veiga, um outro advogado que também estava no local foi agredido por um policial no momento em que Percival deixou a cela da delegacia.

Em vídeo postado em suas redes sociais, Percival diz que ficou mais de sete horas preso de forma ilegal. A Polícia Civil do Paraná disse em nota que as circunstâncias serão analisadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto dizia que o advogado Caio Percival havia sido agredido após deixar a cela da delegacia, conforme relato de seu advogado, Paulo Veiga. Veiga diz que quem foi agredido foi outro advogado que também estava no local. O texto foi corrigido.