Topo

Esse conteúdo é antigo

Teto de igreja cai com chuvas em SP; Inmet mantém alerta para todo o estado

Teto de igreja caiu na cidade de Lucélia, no interior de SP - Divulgação/Defesa Civil
Teto de igreja caiu na cidade de Lucélia, no interior de SP Imagem: Divulgação/Defesa Civil

Luiz Fernando Figliali

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

07/10/2022 08h18Atualizada em 07/10/2022 11h44

O teto da Igreja Matriz Sagrada Família, na cidade de Lucélia, no interior de SP, foi arrancado com a força dos ventos e da chuva, no final da tarde de quinta-feira (6). Todo o estado está em alerta laranja, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), após uma madrugada de muitas precipitações. Na capital, as chuvas foram fortes no fim da noite e no início da madrugada, sem ocorrências graves, e o dia amanheceu apenas nublado — há maior possibilidade de chover novamente durante o dia, e à noite o tempo deve ficar firme, segundo o Climatempo.

O Corpo de Bombeiros de Lucélia informou que não houve feridos com o desabamento do teto do edifício católico, mas parte dos moradores do município ficou sem energia.

Em nota, a Energisa, companhia que faz a distribuição de energia em Lucélia, diz que reparos foram realizados durante o temporal.

"A distribuidora, que já estava monitorando as condições climáticas e aproximação de tempestade, acionou imediatamente o seu plano de contingência com várias equipes em campo para os atendimentos das ocorrências", diz o comunicado.

A Energisa informou que as cidades mais afetadas foram Lucélia, Rinópolis, Sagres e Tupã, que ficam nas regiões de Bauru e Presidente Prudente.

Segundo o Inmet, as chuvas tiveram intensidade forte no estado de São Paulo. O alerta laranja — que representa o grau de Perigo —, já havia sido emitido desde ontem, alertando para possibilidade de ventos de 100 km/h e até 100 mm de chuva nas cidades paulistas.

Ribeirão e Franca

As regiões do interior começaram a registrar chuva por volta das 23h30 - nas áreas de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (7), moradores das cidades de Santa Ernestina, Sertãozinho, Jaboticabal, Barrinha e Ribeirão Preto relataram através das redes sociais sobre os ventos e temporais.

De acordo com Leandro Mendes, membro da Defesa Civil de Barrinha, o tempo mudou de forma rápida.

"A chuva aqui teve bastante vento. Mas queda de água mesmo foi [um período] muito curto", disse ele.

O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto emitiu dois comunicados de queda de árvores nos bairros Lagoinha e Alexandre Balbo, por volta das 23h.

Em um supermercado, houve um incêndio após um curto-circuito em um freezer. Ao todo, 15 pessoas ficaram temporariamente presas dentro do estabelecimento. Elas foram resgatadas pelos militares. Os bombeiros ainda investigam se os danos elétricos foram causados pelas chuvas.

Vale do Paraíba

Nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Ubatuba emitiu um informe em conjunto com a Defesa Civil, para orientar os moradores.

"A Defesa Civil ainda reforça que o evento pode vir acompanhado de raios e granizos e, por isso, é indicado se abrigar em lugar seguro. Recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamento, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos", divulga.

O órgão ainda lembrou que a população não deve tentar enfrentar enxurradas e inundações e que os moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais (rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas), que precedem os deslizamentos de terra.

De acordo com o Climatempo, o grande volume de chuvas nestes últimos dias da semana é causado pelo encontro de uma massa de ar frio com regiões com altas temperaturas, conforme se viu em SP ontem.