Topo

Esse conteúdo é antigo

Thiago Brennand é preso em Abu Dhabi após ficar mais de um mês foragido

Thiago Brennand foi preso em Dubai pela Polícia Federal  - thiagobrennandfv/Instagram
Thiago Brennand foi preso em Dubai pela Polícia Federal Imagem: thiagobrennandfv/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/10/2022 09h19Atualizada em 14/10/2022 12h06

A Polícia Federal prendeu ontem o empresário Thiago Brennand, 42, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ele era considerado foragido da Justiça da São Paulo após enfrentar uma série de acusações de lesão corporal, tentativa de feminicídio e corrupção de menores no Brasil. A informação foi dada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo UOL.

A PF, que atua junto à Interpol, informou que a ação foi realizada em conjunto com as autoridades de polícia dos Emirados Árabes. Thiago deve permanecer em Abu Dhabi aguardando os trâmites relativos ao processo de extradição. De acordo com a PF, a prisão foi efetuada em razão do nome do empresário constar na lista da difusão vermelha da Interpol.

O empresário viajou para o país no dia 4 de setembro. A expectativa era a de que ele retornasse no dia 18 de outubro. A juíza Erika Soares de Azevedo Mascarenhas, em resposta à denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo, determinou no dia 9 de setembro que Thiago retornasse ao Brasil no prazo de 10 dias. Até então, ele era considerado foragido da Justiça. Após a descumprir a ordem, a Justiça decretou prisão preventiva no dia 27 de setembro.

As acusações contra Thiago começaram a emergir após ele agredir uma modelo em uma academia de luxo em São Paulo, em agosto deste ano. Após a repercussão do caso, Thiago, que utiliza sobrenome tradicional de Pernambuco, já foi denunciado por outras vítimas pelos crimes estupro, lesão corporal, além de ter medida protetiva da própria família.

O caso ocorreu no dia 3 de agosto. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a modelo Alinny Helena Gomes é agredida pelo empresário durante um treino. Segundo ela, Thiago estava "alterado" e teria pedido para que ela saísse do local, ainda que o estabelecimento estivesse vazio.

Ao UOL, Helena contou que ele bateu com as duas mãos em seu tórax, a empurrou com força, puxou chumaços de seus cabelos e depois cuspiu em seu rosto. O filho do empresário, que treinava com o pai, passou a xingá-la também e a ameaçar quem se aproximasse para ajudar. No boletim de ocorrência registrado na polícia, testemunhas confirmaram a agressão relatada pela modelo.

Após o episódio, duas mulheres afirmaram ao programa "Fantástico", da TV Globo, que Thiago passou a persegui-las ou ameaçá-las após elas rejeitarem investidas dele. O advogado da época, Paulo Amador Thomaz da Cunha Bueno, disse que apenas "pessoas maldosas" acreditariam que o empresário seria uma pessoa que se frustraria a não ser correspondido em flertes.

Durante a investigação sobre o caso da modelo agredida, outras supostas vítimas do empresário começaram a contar suas histórias. O "Fantástico", da TV Globo, apresentou depoimentos de mulheres, familiares e funcionários de estabelecimentos frequentados por ele no dia 4 de setembro, quase um mês após a agressão contra a modelo Helena.

Entre as denúncias, estava a de uma mulher que disse ter sido vítima de cárcere privado, agressões e estupro na casa de Thiago. Os dois tinham iniciado um relacionamento pelas redes sociais e ela decidiu viajar para encontrá-lo em São Paulo. A mulher disse que teve um início "ótimo", mas passou por momentos de terror na mansão do empresário após negar-lhe acesso ao celular dela.

A mulher, que não quis mostrar o rosto, ainda contou que eles teriam ido até São Paulo para jantar, e acabaram em um estúdio de tatuagem, onde ela foi obrigada a fazer uma tatuagem com as inicias de Thiago, que teria dito: "você agora é propriedade minha".

No mesmo dia da exibição do programa, Thiago Brennand deixou o Brasil. Ele embarcou para Dubai horas antes de ser denunciado pelo MPSP (Ministério Público de São Paulo) por lesão corporal e corrupção de menores pelo caso da agressão na academia.

Posteriormente naquela semana, a Justiça reabriu o caso contra a mulher que foi estuprada, mantida em cárcere privado e forçada a fazer uma tatuagem.

O UOL entrou em contato com a defesa de Thiago Brennand, que informou que não vai se manifestar.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que a Polícia Federal informou anteriormente, a prisão não ocorreu em Dubai, mas sim em Abu Dhabi. A PF corrigiu a informação às 10h10.