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Pontapé da rainha Elizabeth e molas: as curiosidades da ponte Rio-Niterói

Ponte Rio-Niterói teve obras inauguradas pela Rainha Elizabeth II em 1968 - Reprodução/Ecopontes
Ponte Rio-Niterói teve obras inauguradas pela Rainha Elizabeth II em 1968 Imagem: Reprodução/Ecopontes

Camila Corsini

Do UOL, em São Paulo

15/11/2022 12h25

A ponte Rio-Niterói, por onde passam diariamente 150 mil veículos, ficou interditada desde a noite de segunda-feira (14), quando uma embarcação colidiu com a estrutura. Após uma inspeção da PRF (Polícia Rodoviária Federal), as faixas foram liberadas no fim da manhã desta terça.

O navio responsável pela colisão estava ancorado na baía de Guanabara desde 2016 e teve sua amarra partida por "condições climáticas extremas", de acordo com a Marinha do Brasil.

Inaugurada em 1974, a ponte Presidente Costa e Silva, chamada popularmente de Rio-Niterói, coleciona curiosidades e recordes ao longo de seus 48 anos de existência — e até mesmo antes disso. Os projetos iniciais de uma ligação entre Niterói e o de Janeiro foram idealizados por Dom Pedro 2º, em 1875.

Veja mais curiosidades sobre a ponte Rio-Niterói:

Maior ponte do Hemisfério Sul

Com mais de 13 mil metros de extensão (sendo quase 9 km sobre a água), a ponte Rio-Niterói é considerada a maior do Hemisfério Sul. A construção também coleciona outros recordes pela infraestrutura: o maior vão em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura; e a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em seu interior.

Ponte - Divulgação/Ecoponte - Divulgação/Ecoponte
Ponte Rio-Niterói tem mais de 13 mil metros de extensão
Imagem: Divulgação/Ecoponte

150 mil veículos por dia

Segundo dados oficiais da Ecoponte, concessionária que administra a via desde 2015, o volume diário médio de tráfego na ponte Rio-Niterói é de 150 mil veículos, nos sentidos Rio e Niterói. Passam por lá, todos os dias, 400 mil pessoas. Toda a movimentação é registrada por 45 câmeras de monitoramento.

Antes de a ponte existir, era preciso percorrer mais de 100 km em estradas ou contar com balsas para fazer o mesmo trajeto.

Obras inauguradas pela Rainha Elizabeth 2ª

O processo de edificação da ponte Rio-Niterói demorou cinco anos para ser concluído, de 1969 a 1974. Mas, em sua visita ao Brasil em 1968, a rainha Elizabeth 2ª participou da cerimônia de inauguração da placa que anunciava o início das obras. A parada da monarca britânica, que morreu em setembro deste ano, marcou sua única vinda ao Brasil.

Rainha - Arquivo Nacional - Arquivo Nacional
Rainha Elizabeth participou de inauguração das obras da ponte Rio-Niterói
Imagem: Arquivo Nacional

Ajustes para 'não balançar' com o vento

Até 2004, a ponte Rio-Niterói oscilava até 1 metro para cima e para baixo, com rajadas de vento entre 55 e 60 km/h, o que tornava mais comum o fechamento da via. Foi preciso encontrar uma solução tecnológica para o problema.

Pesquisadores da Coppe UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveram e instalaram na estrutura um sistema de molas que evita oscilações.

O chamado sistema ADS (Atenuadores Dinâmicos Sincronizados) fica dentro da estrutura e absorve os movimentos provocados pelos ventos, o que permite que a via continue aberta ao tráfego de veículos em dias de ventania.

Ponte - Acervo / Folhapress - Acervo / Folhapress
Obras da Ponte Rio-Niterói começaram em 1969
Imagem: Acervo / Folhapress

Projeto inicial de Dom Pedro 2º

Ainda durante o império, Dom Pedro 2º já indicava que queria uma ligação entre Rio de Janeiro e Niterói. Em 1875, inspirado pelas obras sobre o Rio Tâmisa, em Londres, ele autorizou a criação de um projeto de túnel ferroviário submarino que foi interrompido por falta de verba.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o projeto inicial de Dom Pedro II previa uma ligação entre Niterói e Rio de Janeiro e não entre o estado da Guanabara e o Rio.