Halo solar é visto no Acre; entenda fenômeno
Um fenômeno curioso foi visto no céu de Rio Branco (AC) ontem de manhã: um halo solar. O acontecimento é natural e se torna visível quando o disco solar entra em contato com partículas de gelo na atmosfera.
Isso é possível quando os raios do Sol atravessam certas nuvens grandes e altas, em geral do tipo cirrostratus, que são carregadas de cristais de gelo.
Essas nuvens são como véus esbranquiçados, que cobrem grandes áreas, mas sem deixar de permitir a passagem de luz. O gelo funciona como um prisma, que decompõe a luz e separa as cores.
O resultado, capturado em vídeo pelo Clima Ao Vivo (veja abaixo), lembra um arco-íris, mas o halo, como indica o nome, tem formato circular completo.
O halo adota essa forma devido à geometria das partículas de gelo. O fenômeno pode ocorrer a qualquer momento do ano, mas é mais comum em locais e temporadas de frio.
Além do sol, o halo também pode se formar com a lua, batizado de halo lunar. O princípio para isso é o mesmo, mas em vez de dispersar a luz do sol as partículas de gelo decompõe as cores iluminadas pela lua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.