Topo

Esse conteúdo é antigo

Universitária e 'guerreiro': quem são os 2 mortos em show sertanejo em SP

Heloise e Leonardo foram vítimas de tiroteio durante festa em Piracicaba (SP) - Reprodução/Facebook
Heloise e Leonardo foram vítimas de tiroteio durante festa em Piracicaba (SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

21/11/2022 13h31Atualizada em 21/11/2022 13h31

Uma estudante universitária e um técnico em transportes são as vítimas do tiroteio na noite de ontem, durante um show sertanejo em Piracicaba, no interior de São Paulo. Familiares e amigos de Heloise Magalhães, 23, e Leonardo Cardozo, 26, usaram as redes sociais para lamentar a morte dos jovens, baleados durante uma confusão em um camarote.

Aluna de odontologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Heloise tinha feito aniversário há pouco mais de uma semana, no dia 12 de novembro. Fã de festas e torcedora fanática do Palmeiras, temas recorrentes em seu perfil no Instagram, a jovem foi descrita por pessoas próximas como alguém "dedicada, esforçada" e que "amava comemorar a vida".

"Animada, engraçada, de personalidade forte e bem decidida, a Helo tem um coração enorme que está sempre pensando em todo mundo", descreveu uma postagem da Comissão de Formatura 2022 do curso de Odontologia, em que a jovem assassinada era vice-presidente.

Já na manhã de hoje, o grupo que organiza a festa postou outra homenagem, agradecendo a dedicação da estudante ao evento e afirmando que o "sonho" da comemoração continuará em seu nome.

"Helô, você fará muita falta no nosso dia especial, assim como em todos os outros. Nosso dia jamais será o mesmo sem a sua presença, sempre capaz de animar a todos. Em sua memória, faremos de tudo para realizar uma festa da qual você se orgulharia", declararam os colegas.

Entre os familiares da universitária, apenas seu irmão, Henrique, se pronunciou, postando uma foto ao lado da jovem e da mãe dos dois: "Helo, sempre amaremos você", escreveu o rapaz na legenda do post, no Instagram.

Em seu perfil no Instagram, Heloise costumava compartilhar cliques em festas — com uma das últimas sendo a Festa do Peão de Piracicaba, em que posou de chapéu de cowboy. Outros temas recorrentes nas fotos da jovem eram viagens à praia e comemoração dos feitos do Palmeiras, seu time do coração.

O Departamento de Odontologia da Unicamp declarou luto oficial de três dias pela morte da estudante.

"Heloise Magalhães, aluna do ano da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp morreu na madrugada desse domingo (20), vítima de grave crime de violência que chocou a todos. O velório será realizado a partir das 13h e o sepultamento será às 17h no cemitério municipal de Elias Fausto. O diretor da FOP, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, decretou luto oficial de 3 dias, contados a partir de domingo (20)", comunicou nota da instituição.

Já a outra vítima, Leonardo Cardozo, era menos presente nas redes sociais. Durante a confusão na noite de ontem, o técnico em transportes rodoviários teria tentado apartar uma briga de casal que ocorria no show da dupla Hugo & Guilherme, quando foi baleado.

O rapaz estudou na Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) e morava na cidade paulista. Amigos e familiares lamentaram a morte violenta, definindo a vítima como "trabalhador" e o "palhaço" da turma.

"A gente se viu domingo passado e como sempre você me fazia rir demais. Não tinha como ficar mal perto de você. (...) Trabalhador, guerreiro, você foi uma das melhores pessoas que já conheci, você sempre será o Leo palhaço que fazia a alegria de todo mundo. Obrigada por ter me permitido fazer parte da sua vida", escreveu Luana, uma amiga de Leonardo.

"Sabemos que o incerto nos pertence, aprendo que tudo passa, mas o difícil vai ser esquecer. Aprendo que vai ser difícil conviver, sem mais ver. Vai em paz meu primo, irá fazer muita falta tudo que já passamos", declarou Marcelo Cardozo, familiar do rapaz, que mantinha o perfil no Instagram restrito para conhecidos.

Relembre o caso

Heloise e Leonardo morreram após serem baleados na madrugada de ontem, durante um show no bairro Água Seca, em Piracicaba, interior de São Paulo. Outros dois jovens, de 19 e 27 anos, também ficaram feridos. A Polícia Civil investiga o caso para identificar e prender o autor dos disparos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do estado.

Segundo o boletim de ocorrência, Leonardo tentava apartar uma briga de casal, que ocorria durante o show da dupla Hugo & Guilherme, quando foi baleado. O autor dos disparos também atingiu outras pessoas que estavam no evento. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) levou os feridos para hospitais da região, mas os dois jovens não resistiram.

A perícia compareceu ao local dos disparos e recolheu três cápsulas deflagradas e uma ponta de chumbo. O plantão da Delegacia Seccional de Piracicaba registrou o caso como homicídio tentado e consumado.

Desde o início da manhã de ontem o UOL tenta contato com a Burn19, produtora responsável pelo show, através do e-mail e mensagens de WhatsApp. A matéria será atualizada em caso de retorno.

No Twitter, Matheus Erhart, produtor da dupla Hugo & Guilherme, acalmou os fãs na madrugada ao divulgar que a equipe estava bem após o episódio.

"Quando a gente já tinha 1 hora e 10 minutos de show, por algum motivo, aconteceu uma confusão no meio do público, logo em frente ao palco, e um homem sacou uma arma de fogo e disparou. Assim que ouvimos os disparos, retiramos imediatamente a dupla e toda nossa equipe do palco. Assim que foi confirmado que havia vítimas no local e realmente se tratava de disparos de arma de fogo, retiramos os artistas e banda pro hotel! Lamento pelas mortes! Dia triste", escreveu.

Quando a gente já tinha 1 hora e 10 minutos de show, por algum motivo, aconteceu uma confusão no meio do público logo em frente ao palco, e um homem sacou uma arma de fogo e disparou? assim que ouvimos os disparos, retiramos imediatamente a dupla e toda nossa equipe do palco +

-- Matheus Erhart (@ErhartMatheus) November 20, 2022

Assim que confirmado que haviam vítimas no local e realmente se tratava de disparos de arma de fogo, retiramos os artistas e banda pro hotel! Lamento pelas mortes! Dia triste!

-- Matheus Erhart (@ErhartMatheus) November 20, 2022