Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria e ciclone causam chuvas e queda de temperatura no Sul e Sudeste

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 13h32Atualizada em 23/11/2022 00h43

O tempo deve começar a fechar ainda hoje em diversas regiões do estado São Paulo. Áreas de instabilidade estão avançando pelo Sudeste e a previsão é que a partir de manhã as nuvens carregadas formem chuvas volumosas na capital.

O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo para as regiões Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba, litoral sul e Região Metropolitana de São Paulo. O aviso serve também para cidades do interior como Marília, Araçatuba e Ribeirão Preto.

Durante a quarta-feira (23), a capital pode registrar rajadas de ventos de até 80 km/h, além de trovoadas e chances de granizo. A Climatempo ainda alerta para possibilidade de alagamentos e inundações. A expectativa é a de que até sexta-feira (25) a chuva diminua na Grande São Paulo. No entanto, a previsão ainda é de chuva para o fim de semana.

Com a chegada das chuvas, a temperatura também terá mudanças significativas. Se a máxima prevista para hoje é de 32ºC, amanhã cai para 26ºC e na quinta (24) e sexta-feira (25) os termômetros não devem passar de 23ºC. A mínima também deve cair, com 19ºC amanhã e 16ºC e 15ºC nos dias seguintes.

A instabilidade também deve afetar o centro-sul do Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, incluindo as regiões metropolitanas das capitais. Na quinta-feira (24), as nuvens carregadas avançam também para o Espírito Santo.

Formação de ciclone

Entre quinta e sábado (26), a instabilidade também poderá provocar um ciclone que pode aumentar as chuvas no Rio de Janeiro.

A formação do fenômeno subtropical pode ser dar entre a costa do Paraná e de São Paulo, ocasionando volumes de chuvas de mais de 100 mm nesta faixa, atingindo ainda Santa Catarina e Minas Gerais, além de Goiás e o Distrito Federal.

Avanço de frente fria no Sul

No Sul, a instabilidade vai se formando também por uma frente fria que está avançando desde ontem na região, segundo o MetSul. O encontro do sistema com a massa de ar quente causa muita chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Com isso, a temperatura também baixou. Hoje, Porto Alegre não passa dos 24ºC. Os termômetros sobem até quinta-feira, com máximas de 28ºC e o tempo já seco.

No Centro-Sul, parte de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul também estão sob alerta amarelo de chuvas para os próximos dias.