Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra ação de atirador que matou 3 em escolas de Aracruz (ES)

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 14h48Atualizada em 26/11/2022 14h52

Imagens feitas por câmeras de segurança registraram a ação do atirador que invadiu escolas de Aracruz (ES), no litoral norte capixaba, a 81 km de Vitória, na manhã de hoje, deixando ao menos três mortos. Os vídeos mostram a entrada do suspeito no segundo colégio invadido — usando um macacão e um chapéu camuflados, uma máscara com sorriso de caveira e um cinto preto em volta da cintura, aparentemente preparado para guardar munições.

Leia também: Em Colatina, também no Espírito Santo, escola é palco de outro ataque nesta sexta-feira

Levando uma arma nas mãos, o autor dos disparos atravessou o portão do colégio, depois de arrebentar um cadeado, e correu em direção a porta de acesso ao prédio onde ficam as salas de aula. Ele então começa uma "caçada" pelos corredores da escola, correndo por diversas áreas do edifício e esticando a arma com frequência, ficando em posição para atirar.

Um dos trechos mostra dois alunos e uma funcionária caminhando por um corredor quando de repente ouvem a ação do atirador. Eles então começam a correr e se separam em busca de refúgio, sendo seguidos.

Uma outra câmera capturou um aluno correndo para dentro de uma sala de aula vazia, com a mão na barriga. Logo em seguida, o garoto cai no chão, ensanguentado na região do abdômen.

Toda a ação do homem no colégio durou pouco menos de 2 minutos. Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, três pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas no ataque em Aracruz.

Na escola que registrou o ataque nas câmeras de segurança, uma aluna do 6º ano fundamental acabou morta. Antes disso, numa escola municipal na mesma avenida, duas professoras foram declaradas mortas no local.

Investigação

Até o momento, a identidade das vítimas não foi divulgada. O suspeito de ser o autor dos disparos, que conseguiu fugir após o segundo ataque, foi detido pela polícia no início da tarde. Dois outros suspeitos já foram descartados: um outro adolescente de 16 anos que estuda em um dos colégios e um motorista, que chegou a ser detido no final da manhã de hoje.

Os tiros foram ouvidos por vizinhos dos colégios. A polícia investiga se houve algum outro envolvido no crime que poderia ter ajudado na condução do veículo usado na ação, um Renault Duster de cor dourada.

De acordo com o capitão da PM Sérgio Alexandre, o atirador estava munido de uma pistola e carregadores quando invadiu a primeira unidade de ensino. Ele teria ido diretamente à sala dos professores, onde teria ameaçado profissionais no local e deu início aos disparos.

No Twitter, Lula disse ter tomado conhecimento do caso "com tristeza". "Minha solidariedade aos familiares das vítimas dessa tragédia absurda", escreveu, e prestou apoio ao governador Renato Casagrande (PSB) "na apuração do caso e amparo para as comunidades das duas escolas atingidas".