Topo

Corrida, cuidados e isolamento: como vivia a família do atirador de Aracruz

Viatura da Polícia Militar faz plantão próximo ao imóvel onde mora a família do atirador de Aracruz (ES) para evitar ataques - Herculano Barreto Filho/UOL
Viatura da Polícia Militar faz plantão próximo ao imóvel onde mora a família do atirador de Aracruz (ES) para evitar ataques Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, em Aracruz (ES)

29/11/2022 04h00Atualizada em 29/11/2022 08h04

A silenciosa rua onde mora a família do atirador de 16 anos no bairro Coqueiral, em Aracruz (ES), agora passou a ser monitorada por uma viatura da Polícia Militar. Antes do ataque a duas escolas da localidade, onde o adolescente matou quatro pessoas e feriu 12 na última sexta-feira (25), porém, não havia medo ou sensação de insegurança por ali.

Era comum ver o adolescente fazendo corridas ou caminhadas ao lado do pai, que trabalha como policial militar. Mas a interação dele se restringia à família nos últimos anos. No celular apreendido pela polícia após o crime cometido com as duas armas do PM, só havia dois contatos, registrados como "pai" e "mãe", disse o delegado André Jaretta, responsável pela investigação.

Segundo vizinhos próximos da casa da família ouvidos pelo UOL Notícias, o adolescente costumava desviar o olhar se alguém o cumprimentava. Ou evitava contato visual usando óculos escuros.

Quando não estava com o pai, tinha o hábito de se exercitar em uma academia comunitária a cerca de 200 metros de casa ou de andar de moto pelas ruas da região, onde é mais comum ouvir o som dos pássaros do que o barulho de um carro.

Isolamento na pandemia. Em meio à pandemia, ele passou a se isolar ainda mais, fazendo com que o pai passasse a forçar uma aproximação maior. Colegas de farda do PM dizem que ele começou a estudar psicanálise para ajudar nos cuidados com o filho, que já demonstrava alterações no comportamento desde a infância.

Isso teria motivado uma mudança drástica na rotina do próprio pai, que deixou de consumir bebidas alcoólicas até socialmente nos últimos anos para tentar ajudar o garoto.

Placa em frente a uma academia comunitária construída próximo à casa onde morava o atirador de 16 anos de escolas em Aracruz (ES) - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
Placa em frente a uma academia comunitária construída próximo à casa onde morava o atirador de 16 anos de escolas em Aracruz (ES)
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Livro de Hitler. Segundo as investigações do caso, o policial militar teria comprado o livro "Minha Luta", escrito pelo ditador nazista Adolf Hitler, para interagir mais com o garoto, que usou uma suástica junto ao braço direito fixada na roupa camuflada no ataque às escolas.

O pai, entretanto, negou que tivesse comprado o livro para o filho em entrevista à TV Bandeirantes, contrariando a versão de fontes ligadas à Polícia Militar de Aracruz ouvidas pela reportagem. "Esse livro foi uma aquisição minha para entender um pouco sobre a questão da mente do autor. Mas vi que ele foge um pouco das ideias e vem muito para a biografia. Então nem continuei a leitura", disse.

Família de atirador de 16 anos morava em rua tranquila próximo às escolas que se tornaram alvo do atentado em Aracruz (ES) - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
Família de atirador de 16 anos morava em rua tranquila próximo às escolas que se tornaram alvo do atentado em Aracruz (ES)
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Relação com a escola. Ainda que fosse considerado um bom aluno, daqueles que sentam mais perto da professora e tiram notas altas, ele deixou a escola estadual Primo Bitti em junho deste ano a pedido dos pais, segundo a polícia. A instituição de ensino foi o alvo do seu primeiro atentado na última sexta.

Ele invadiu a sala das professoras pela porta dos fundos para atirar. O palco do ataque era um ambiente que o atirador conhecia bem. Quando criança, ele acompanhava a mãe lá. Na época, ela era professora do colégio — hoje está aposentada.

Interação com crianças na infância. O autônomo Alexsandro Neumeg, 39, disse que o garoto até costumava jogar videogame ou brincar com o seu filho quando ainda era pequeno. Mas não ficava por muito tempo.

"Era um menino que a mãe e o pai sempre vigiavam. Falavam: 'Ó, brinca aqui na rua onde eu possa estar vendo.' Mas isso nunca tinha me chamado a atenção. Aqui, é como você está vendo. A vizinhança não interage muito."

Um garoto da sua idade, que também mora perto dali, disse que jogava futebol com o atirador quando eles ainda eram crianças, em uma escolinha ligada a uma igreja evangélica da região.

O vizinho disse ter percebido a mudança de comportamento com o passar dos anos, quando eles eram colegas na escola. "Ele estava diferente. Não falava com ninguém."

A mãe. Diferentemente do pai, que participava ativamente de ações sociais e atuava como líder comunitário na região, a mãe era mais reservada. Quando ainda lecionava, não costumava se reunir com as outras professoras. A rotina dela era da casa para o trabalho.

"Rapaz... Eu moro aqui há dez anos e só conheci o pai dele em um evento comunitário na inauguração de uma academia popular. A mãe, eu nunca vi", disse Marcelo Pedrini, 47, que olhava fixamente para a casa da família enquanto esperava pela chegada do ônibus que o levaria ao trabalho ontem.

Possível tiro com bala de chumbo na antena do vizinho. Um morador, ouvido sob a condição de anonimato, relatou que no ano passado ouviu, quando estava tocando um instrumento musical, um barulho que ele descreve como sendo "de lata batendo".

Ao olhar para a antena de TV, percebeu que ela tinha "pontos amassados", como se tivesse sido atingida por balas de chumbo. Mas, ao perceber que o garoto que não falava com ninguém por ali estava sozinho, desistiu de se queixar.

Mudança de rotina. Após o crime, a rotina mudou por ali. Mesmo sem qualquer tipo de envolvimento com a família, os moradores também passaram a conviver com o medo de serem atingidos por algum ataque em represália ao atentado.

Os vizinhos ficaram, mas os pais do atirador não estão mais no imóvel de dois pisos. É possível ver iluminação pelas fendas da cortina que cobre a visão de uma das janelas, como se a luz de um dos cômodos permanecesse acesa. Deixaram para trás um cão, alimentado por parentes, e a sensação de tranquilidade, que até então era uma das principais características do local.