Topo

Turista alemão é morto a facadas em assalto no Recife; suspeito foi preso

Turistas foram abordados pelos suspeitos enquanto passeavam em uma área turística da região central de Recife - Reprodução/Google Maps
Turistas foram abordados pelos suspeitos enquanto passeavam em uma área turística da região central de Recife Imagem: Reprodução/Google Maps

Colaboração para o UOL

14/12/2022 19h30

Um suspeito de ter assaltado e esfaqueado um casal de turistas alemães foi preso ontem nas proximidades do Pátio do Carmo, no centro do Recife. Hoje, um dos dois homens atacados enquanto tiravam fotos da Igreja do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, na última quinta-feira (8), morreu em uma unidade de saúde da capital pernambucana.

O turista, de 81 anos, estava internado desde a semana passada, acompanhado do companheiro, de 79. Eles tinham chegado à cidade em um cruzeiro que desembarcou no Porto do Recife.

O suspeito foi preso após se envolver no roubo de uma corrente de ouro na mesma região em que os turistas estavam quando foram atacados. Ele foi detido junto com um parceiro, no fim da tarde, depois que foram vistos correndo por policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha que atuavam na Operação Papai Noel.

"Um deles foi reconhecido como responsável pelo assalto da última quinta-feira (8), na mesma área da cidade, que deixou feridos dois turistas alemães. Os óculos que pertenciam a uma das vítimas, inclusive, também foram encontrados com os suspeitos", informou a Polícia Militar de Pernambuco, em nota.

Os dois suspeitos foram encaminhados para a Central de Plantões do Recife. Antes da formalização do flagrante, uma equipe do DHPP (Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa) esteve no local e revelou a suspeita de ligação com a tentativa de latrocínio contra os alemães.

"O efetivo, então, conduziu os envolvidos para o DHPP, onde um deles foi identificado por sua participação no crime da quinta-feira e teve lavrada sua prisão em flagrante por tentativa de latrocínio e roubo. Seu parceiro vai responder apenas pelo roubo da corrente", informou a corporação.

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou que as investigações do latrocínio (roubo seguido de morte), estão sendo conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios, do DHPP.

"Um dos envolvidos no crime que vitimou o turista alemão, já foi identificado e preso por outro delito e foi realizada a apreensão de parte do produto do roubo. As diligências seguirão com total empenho até a completa elucidação", informou, em nota.

Segundo a polícia, ambulantes que testemunharam o crime informaram que as vítimas foram abordadas por dois assaltantes, que teriam anunciado o assalto em português. Os estrangeiros, desconhecendo a língua, não teriam entendido o que estava acontecendo e acabaram sendo atingidos por golpes de facas. Em seguida, a dupla furtou os celulares e óculos das vítimas e fugiu.