Topo

Esse conteúdo é antigo

PM diz que desativou 'explosivo' em caminhão perto do aeroporto de Brasília

Siga o UOL no

Do UOL, em Brasília

24/12/2022 12h56Atualizada em 24/12/2022 16h51

A Polícia Militar do Distrito Federal disse que desativou neste sábado (24) um "artefato explosivo" nas proximidades do aeroporto de Brasília. Ele estava conectado a um caminhão de querosene, segundo o UOL apurou.

Um policial que analisou algumas imagens disse, sob reserva, que o objeto se assemelhava a um explosivo improvisado. A reportagem apurou que o objeto foi percebido pelo motorista do caminhão de combustível. Depois, o esquadrão de bomba foi acionado. Então, constatou-se um pouco de emulsão e substância explosiva.

Era uma "emulsão de pedreira", de acordo com o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, que acompanha as investigações.

A perícia da Polícia Civil do DF vai ser feita. Uma fonte afirmou que, a princípio, os materiais não aparentavam estar montados com capacidade para serem detonados. Porém, as conclusões só sairão depois das investigações.

Equipes da Polícia Civil e da Polícia Federal também trabalharam na operação de hoje. A Polícia Militar conseguiu desativar o artefato.

A assessoria da Inframérica, a empresa que administra o aeroporto, informou que o local onde estava o objeto era uma via nas proximidades do aeroporto, perto de uma concessionária de veículos. Os voos continuaram normalmente durante a operação policial. "Não há impacto nas operações do terminal aéreo", disse a assessoria ao UOL. Os pousos e decolagens ocorreram normalmente. Uma via foi isolada pela polícia, informou a Inframérica, mas as outras estavam liberadas.

No local, realizou-se a desativação do artefato explosivo"
Nota da Polícia Militar do DF

A PM foi acionada às 8h da manhã. O material foi apreendido foi entregue "de forma segura" para a Polícia Civil, que irá realizar perícia e comandar a investigação.

O UOL procurou o atual ministro da Justiça, Anderson Torres, mas ele não comentou o assunto.

Caso ocorre antes de posse de Lula

O fato ocorreu hoje, véspera de Natal, a oito dias da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Um policial militar ouvido pela reportagem sob reserva destacou que um fato semelhante aconteceu em 2018, poucos dias antes da posse de Jair Bolsonaro (PL). Na noite daquele Natal, foi encontrada uma bomba do lado de fora de uma igreja em Brazlândia, cidade do Distrito Federal, ato atribuído a um grupo identificado antes.

Veja a nota da Polícia Militar

A PMDF foi acionada por volta das 8h para atender uma ocorrência envolvendo suposto artefato explosivo.
Operação Petardo iniciada, com a equipe do esquadrão de bombas do BOPE da PMDF no local para realização dos trabalhos técnicos e especializados necessários ao caso.
No local, realizou-se a desativação do artefato explosivo.
O material apreendido foi entregue de forma segura à perícia da PCDF.
As forças de Segurança, PMDF, PCDF e PF, trabalhando de forma integrada para servir e proteger a sociedade.