• ENTRE
Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo flagra homem raspando cabeça ao apoiar prima com câncer: 'sem reação'

Do UOL, em São Paulo

12/01/2023 12h37Atualizada em 12/01/2023 15h45

O momento em que um barbeiro tira o próprio cabelo após raspar a cabeça da prima, em tratamento contra um câncer de mama, provocou emoção e mobilizou duas milhões de visualizações em dois dias.

As imagens do ato de solidariedade só foram publicadas nas redes sociais nesta terça-feira (10), para marcar o fim da parte mais agressiva do tratamento da mulher, mas o registro, feito pelas câmeras de segurança da barbearia, foi registrado ainda em outubro de 2021, em Goiânia.

Continua após publicidade

As mães de Núbia José Machado de Paula, 33, e Danillo Mendonça Gomes, 30, são primas. Os dois costumavam passar os fins de semana juntos na casa dos avós e a amizade foi cultivada até a vida adulta.

Em entrevista ao UOL, Danillo contou que o pedido de Núbia para raspar os cabelos dela foi feito na manhã do dia 1º de outubro de 2021 de forma repentina. Na ocasião, a prima, que descobriu o câncer em julho do mesmo ano, estava passando por quimioterapia havia menos de um mês e sofria com a queda de cabelo.

Acordei com uma mensagem dela pedindo que eu fizesse esse trabalho porque ela não confiava em mais ninguém. Fiquei sem reação, mas não podia demonstrar fraqueza naquele momento. Precisava ser forte.
Danillo Mendonça Gomes, barbeiro

No vídeo, é possível ver o nervosismo da vendedora e os momentos de conversa dos dois. Danillo abraça e consola a prima. Ao terminar de raspar a cabeça dela, ele passa a máquina nos próprios cabelos.

Os primos Danillo e Núbia, agora e no dia em que rasparam os cabelos juntos - Danillo Mendonça/Arquivo Pessoal - Danillo Mendonça/Arquivo Pessoal
Os primos Danillo e Núbia, agora e no dia em que rasparam os cabelos juntos
Imagem: Danillo Mendonça/Arquivo Pessoal

"Na hora eu fiquei muito emocionada, muito nervosa. Ele falou: 'Eu vou raspar, nós vamos passar por isso juntos'", recorda Núbia, que diz que o registro em vídeo não foi planejado.

"Eu cheguei lá em casa careca e o pessoal todo me perguntou o que tinha acontecido. Expliquei e disse que não tinha gravado. Meu irmão lembrou: 'Uai, Danillo, lá tem as câmeras de segurança, será que não gravou?'", conta o barbeiro.

Enfraquecida pelos primeiros dias de tratamento, Núbia pediu que as imagens fossem guardadas para publicação futura, quando a batalha contra o câncer tivesse sido vencida. Desde então, ela passou por 16 sessões de quimioterapia, uma mastectomia bilateral, tratamentos para retirada de linfonodos na axila e 15 sessões de radioterapia.

Ao UOL, Núbia explicou que só pode ser considerada "curada" quando estiver livre da doença por cinco anos.

Hoje, com a situação mais controlada, ela ainda toma medicamentos diários, mas já não sofre com os tratamentos que causam queda de cabelo e ganha a cada dia mais energia para cumprir as atividades do dia a dia.

Nenhum dos dois esperava que o vídeo tivesse tamanha repercussão, mas hoje, Camilla se diz grata por saber que outras pessoas se emocionaram com o registro.

Quando ele me mostrou o vídeo, eu falei: 'Danillo, quando tudo tiver passado, se Deus quiser, a gente vai postar esse vídeo, para que sirva de exemplo para quem está passando por isso, para ter força e pensar pelo lado positivo, de que tudo passa. Fiquei feliz por ter tocado o coração de várias pessoas e por saber que existem mais pessoas boas do que ruins nesse mundo.
Núbia José Machado de Paula, vendedora

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade