Cobra coral-verdadeira é flagrada comendo irmã 'falsiane' pela cabeça; veja
O documentarista de natureza Lawrence Wahba flagrou um momento incomum: uma cobra coral-verdadeira comendo uma falsa-coral pela cabeça. A ação foi comentada pelo youtuber Henrique, o "Biólogo das Cobras".
"Você consegue ver porque a coral tem dificuldade de morder e de ter peçonha, a boca pequenininha. Que registro magnífico", disse o biólogo.
O vídeo mostra a coral-verdadeira "manobrando a cabeça", mordendo as laterais da "irmã falsiane", até chegar na cabeça do animal. Então, a verdadeira começa a comer a outra cobra. Ela faz um movimento chacoalhando a cabeça de um lado para o outro para engolir o animal, segundo o áudio do vídeo de Lawrence.
Henrique explicou que não é fácil fazer o registro de cobras-corais (que se alimentam de serpentes) porque elas são fossoriais, ou seja, adaptadas à escavação.
"O vídeo mostra claramente a dificuldade que a coral tem de fazer a mordida, a boca é bem pequenininha e para ela te morder tem que procurar uma pelinha, um dedinho no seu pé para ela fazer a mordida. Se você tiver de tênis, vai ser impossível ser mordido por essa cobra. Não tem como."
Sobre os acidentes envolvendo esses animais, o biólogo esclareceu que, geralmente, estão associados a pessoas que tentam pegar essas cobras com as mãos.
O vídeo original foi publicado por Lawrence no Instagram, em dezembro, em uma sequência de postagens mais marcantes que ele fez ao longo de 2022.
"Em maio, em São Simão-SP, junto com o amigo Antonio Bordignon, vimos essa cena incrível: uma coral verdadeira predando uma falsa coral... Uma batalha mortal entre tricolores. A sequência completa (filmada em 4k com câmera DSLR) esta guardada para o documentário que estamos produzindo, mas decidi postar um trechinho feito com Iphone mesmo. Desculpem pelos palavrões no áudio... mas tem hora que não dá pra segurar a emoção", escreveu Lawrence.
Ao UOL, o biólogo Christian Raboch, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), explicou que a coral-verdadeira é um animal que faz ofiofalgia, se alimentando de outras serpentes, como cobras dormideiras e até mesmo da cobra-coral-falsa.
"As serpentes engolem os outros animais, elas não mastigam. O cardápio delas varia", detalhou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.