Topo

Esse conteúdo é antigo

Sucuri de 3 metros quase mata cachorro: 'estava no abraço da morte'

Cachorro da raça pastor alemão estava no "abraço da morte", segundo bombeiro - Arquivo pessoal/Sargento Edmilson Souza Tomaz
Cachorro da raça pastor alemão estava no 'abraço da morte', segundo bombeiro Imagem: Arquivo pessoal/Sargento Edmilson Souza Tomaz

Do UOL, em São Paulo

12/01/2023 20h11Atualizada em 12/01/2023 20h11

Um cachorro da raça pastor alemão saiu com vida de um ataque de uma sucuri em Votuporanga (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, "Grandão", como é identificado, estava em um córrego na zona rural da cidade, quando foi surpreendido pela cobra de cerca de 3 metros.

A corporação foi acionada pela manhã do domingo (8). Ao chegarem no local, se depararam com o animal já envolvido pela cobra. "Vimos que ele já estava lá no 'abraço da morte', como a gente chama quando a sucuri captura um animal", explicou ao UOL o sargento Edmilson Souza Tomaz, que atendeu a ocorrência.

Os bombeiros avistaram o animal de cima de uma ponte e logo começaram o resgate. "Buscamos um laço de captura e partimos para o córrego. Começamos o procedimento para a retirada da cobra e deu bastante trabalho. Duramos mais ou menos dez minutos até conseguir retirá-la de perto do cachorro."

Segundo o sargento Tomaz, a cobra já estava apertando com força o animal quando os bombeiros chegaram. "Depois que conseguimos tirá-la de lá, o Grandão já saiu rapidinho correndo para o meio do mato. O tutor dele estava próximo."

Nem o cachorro, nem a cobra apresentaram ferimentos. "Ela ficou na água mesmo, o habitat dela. Tivemos muito cuidado para não machucá-la também", explicou ele.

Na região, outras sucuris já foram avistadas. "Já vimos o pessoal capturando cobras de 5 metros por aqui."

Em dezembro do ano passado, a Polícia Militar Ambiental de São Paulo resgatou uma sucuri de 6 metros às margens da rodovia Euclides da Cunha (SP-320), no município de Santa Salete (SP), a cerca de 86 km de Votuporanga.

As sucuris, normalmente relacionadas à área pantaneira do Brasil, também podem aparecer em outros pontos alagados do país.