Topo

Advogados lamentam morte de colega baleado em ressonância: 'Ótima pessoa'

O advogado Leandro Mathias, de 40 anos, conhecido pelo conteúdo pró-armas no TikTok, foi definido por amigos como profissional "combativo"  - Reprodução/Redes sociais
O advogado Leandro Mathias, de 40 anos, conhecido pelo conteúdo pró-armas no TikTok, foi definido por amigos como profissional "combativo" Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 09h53Atualizada em 07/02/2023 12h21

Colegas de Leandro Mathias de Novaes fizeram homenagens ao advogado, que morreu ontem, aos 40 anos, 20 dias depois de ser baleado pela própria arma enquanto acompanhava a mãe em uma ressonância magnética. Ele estava internado em um hospital da capital paulista.

"Foi um dos melhores quadros da advocacia de Cotia. Talentoso e obstinado pela família. Fica seu exemplo de luta e superação. Deus o tenha sempre em bom lugar", escreveu Ricardo Monteiro, também advogado, em um post de pesar feito pela OAB da cidade em que Leandro trabalhava, na Região Metropolitana de São Paulo.

"Lamento a perda. Dr. Leandro foi uma ótima pessoa, atencioso, estudioso, combativo advogado e excelente pai e filho. Ele viverá em nossas memórias para sempre", homenageou Justiniano Borges, outro colega.

Dia muito triste para todos, a advocacia Cotiana perde hoje um amigo combativo, um pai e marido exemplar, ser humano de extrema bondade. Meu mais profundo sentimento de pesar aos amigos e familiares.
Combateu o bom combate e guardou a fé. Vai em paz meu amigo e Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Cotia."
Viviane Gibulo, advogada

Leandro Mathias era pai de um menino com deficiência. Ele estava internado desde o incidente na ressonância, em 16 de janeiro, e ficou conhecido no TikTok por produzir conteúdos pró-armas, inclusive tirando dúvidas dos seguidores sobre armamentos.

Na última quarta-feira (1º), o advogado Angelo Cavaleri, designado pela família do homem para o contato com a imprensa, havia dito ao UOL que ele seguia na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), "em observação e aguardando o corpo reagir ao tratamento".

"Já fizeram as cirurgias necessárias (três, no total) e estão aguardando agora a evolução. Mas [o Leandro] segue estável, sem maiores complicações", disse Cavaleri na última semana.

Na tarde de ontem, em nota nas redes sociais, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) confirmou a morte do afiliado.

"É com profundo pesar que a OAB Cotia comunica a todos os colegas advogados a perda inesperada do nosso querido amigo e advogado dr. Leandro Mathias de Novaes. Lamentamos a perda e nos solidarizamos nesse momento de dor", declarou o comunicado.