Topo

Esse conteúdo é antigo

Carnaval em alerta: SP recebe volume de chuva de um mês neste fim de semana

01.fev.2023 - Nuvens carregadas de chuva chegam em Marília, região centro-oeste do estado de São Paulo - ALF RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
01.fev.2023 - Nuvens carregadas de chuva chegam em Marília, região centro-oeste do estado de São Paulo Imagem: ALF RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 16h15Atualizada em 17/02/2023 16h24

O Carnaval de São Paulo deve ser impactado por fortes chuvas neste final de semana, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra após precipitações que vão de 80 a 250 mm em diferentes regiões do estado até a noite do domingo.

A média histórica para o mês de fevereiro, segundo o Inmet é de 250 mm. É necessário que quem vai às praias ou vive em áreas de risco redobre os cuidados, especialmente no Litoral Norte e na Baixada Santista.

O Litoral Norte é a região com as maiores previsões de chuvas — e com as maiores preocupações. O solo já está encharcado pelas chuvas dos últimos dias, o que deixa as autoridades em alerta devido às encostas da região, já que, segundo o meteorologista da Defesa Civil de São Paulo, Alexandre Galvão, 250 mm são esperados para a região nas próximas horas.

Uma perspectiva: o previsto para fevereiro inteiro em municípios como Ilhabela e São Sebastião é de 303 mm. O alerta na região é emitido sempre que esperam-se chuvas acima de 100 mm em 72 horas, dados os riscos de movimento de terra e alagamentos.

A distribuição desse volume é crucial para determinar riscos. Quanto mais rápido ocorrer a chuva, maiores os impactos. Para se ter uma ideia, o temporal recente em São Gonçalo se deu pela precipitação de 199 mm; já a tragédia de Petrópolis no ano passado foi provocado por volume semelhante, 250 mm, mas que atingiram o solo em apenas três horas.

A Defesa Civil de São Paulo orienta a população a ficar atento a sinais de risco, como o de movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, além de rachaduras nas paredes ou portas e janelas emperrando repentinamente.

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos, lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios. Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d'água, fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d'água. Portanto, fique atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água - normalmente fica mais escura -, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.
Defesa Civil de São Paulo

    Deve chover até 250 mm:

    • Litoral norte (Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião)

    Deve chover até 150 mm:

    • Itapeva
    • Região da Serra da Mantiqueira
    • São José dos Campos

    Deve chover até 100 mm:

    • Barretos
    • Franca

    Deve chover até 80 mm:

    • Capital e região metropolitana
    • Campinas
    • Sorocaba
    • Ribeirão Preto
    • Araraquara

    Na capital e região metropolitana, 22ºC e muita chuva

    O período chuvoso mais intenso está previsto entre a tarde de sábado e a noite do domingo. A temperatura máxima não deve exceder os 22ºC.

    "Vai realmente impactar no carnaval, pois não serão só pancadas. Serão horas de chuva que vão produzir alagamentos e riscos de transbordamentos", explicou Thomaz Garcia, metereologista do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.

    O metereologista reforça indicações básicas de segurança:

    São as recomendações de sempre: não se manter em local inseguro, não ficar embaixo de arvores e da rede elétrica, fugir das enxurradas, nunca enfrentar alagamentos, mesmo sendo pedestre.
    Thomaz Garcia, metereologista do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo

    Na segunda e terça, a frente fria começa a se afastar de São Paulo e as chuvas devem ocorrer de forma mais tradicional — as pancadas no fim da tarde, típicas do verão. As temperaturas também sobem e atingem a máxima de 27ºC.

    Contatos úteis

    A Defesa Civil possui o aplicativo Alerta SP, que emite comunicados conforme novos avisos chegam.

    Também é possível se cadastrar para receber SMS's pelo número 40199.

    Já o número para emergências é o 199.