Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça é avistada por moradores e gera alerta em cidade do interior de SP

Do UOL, em São Paulo

21/03/2023 16h36Atualizada em 21/03/2023 16h36

Uma onça-parda com filhotes foi avistada na tarde de ontem e mobilizou um trabalho de resgate na cidade de Pirajuí (SP), mas não houve captura dos animais.

O que aconteceu?

  • A Polícia Ambiental de São Paulo e veterinários do Zoológico de Bauru foram à Pirajuí nesta terça-feira (21) depois que uma moradora da cidade ligou para os Bombeiros. Ela foi informada por uma tia, que avistou os animais perto de sua casa nesta segunda-feira.
  • A corporação acionou a Defesa Civil de Pirajuí, que emitiu um alerta para a população local. "Solicitamos aos moradores de Pirajuí que evitem transitar a pé nas imediações do SAAE [Serviço Autônomo de Água e Esgoto]", dizia o comunicado.
  • Na quinta-feira (16), o animal foi gravado andando por um posto de gasolina da cidade. Ao UOL, um funcionário do local confirmou o registro. Segundo ele, o gerente do posto encaminhou a gravação aos outros trabalhadores para alertá-los da presença da onça-parda.
  • Na manhã de hoje, a equipe de resgate identificou que, na verdade, a onça-parda e os filhotes "estão vivendo em seu habitat natural", às margens do Rio Douradinho, e não houve registro de invasão de residências pelo animal, disse a Prefeitura.
  • Por serem parte da fauna local e não terem oferecido risco aos moradores, a Polícia Ambiental decidiu não capturar os animais, segundo informou Valdir Vieira, coordenador da Defesa Civil, ao UOL.
  • O coordenador afirmou que o animal avistado ontem "provavelmente deve ser a mesma onça [parda]" registrada no posto de gasolina na semana passada. Questionado pelo UOL se haveria risco de o animal ficar solto, dado que ele já havia sido visto na semana passada no posto de gasolina, Valdir afirmou que, "segundo a polícia ambiental, não".

A polícia ambiental não quis sair na captura dela, porque estaria invadindo o próprio espaço dela. Ela anda por esse rio aqui, sobe e desce, mas às vezes aparece. Eu até acredito que ela já vive nesse espaço aqui há muito tempo, [mas] é que agora que avistaram ela.
Valdir Vieira, Coordenador da Defesa Civil de Pirajuí, ao UOL