Topo

Ciclone bomba: o que é o fenômeno que gerou ondas gigantes no litoral?

Do UOL, em São Paulo

01/04/2023 04h00Atualizada em 03/04/2023 11h59

Sul e Sudeste do Brasil registraram consequências de um ciclone bomba neste fim de semana, que diminuíram temperaturas e causaram chuvas e ressaca. O fenômeno também levou ondas gigantes ao litoral.

Um vídeo de uma onda gigante na praia de Itacoatiara (RJ) viralizou. Ele mostra banhistas na pedra do Pampo. Além disso, essa praia registrou ondas gigantes, fazendo a festa dos surfistas no sábado.

Entendendo o ciclone bomba

O ciclone bomba é provocado pelo choque de uma massa de ar congelante vinda do Ártico com a massa de ar quente do continente.

O fenômeno, um tipo de ciclone extratropical ganhou esse nome porque a tempestade provocada pela onda de ar frio vai se intensificando e perdendo pressão atmosférica de maneira tão rápida que chega a cair 24 milibars (unidade de medida de pressão do sistema) em 24 horas, puxando o ar extra gelado da região polar, congelando tudo o que tiver em sua rota.

É como se fosse um efeito de explosão causado pela rápida queda de pressão. Em certas regiões, a tempestade pode evoluir com tanta força e rapidez que se equivale a um furacão na categoria 3.

Os ventos e a rotação da Terra criam um efeito de centrifugação.

À BBC, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Heráclio Alves explicou que ciclones extratropicais são relativamente comuns e são formados por áreas de baixa pressão atmosférica.

Ele causa basicamente ventos mais fortes, muita chuva, e a partir daí que se formam as frentes frias.