Topo

Esse conteúdo é antigo

Barco naufraga em Bertioga (SP) com 12 pessoas; 3 morreram

Do UOL, em São Paulo

08/04/2023 10h05Atualizada em 10/04/2023 14h33

Uma embarcação com 12 pessoas naufragou na madrugada de sábado (8) em Bertioga, cidade do litoral norte paulista.

O que aconteceu?

Três pessoas morreram e nove foram resgatadas com vida. As informações foram repassadas pela Polícia Militar, acionada às 0h28 do sábado para atender a emergência nas proximidades da entrada do Canal de Bertioga.

Os três homens que morreram eram turistas de São Paulo. O corpo de uma das vítimas foi encontrado ainda na madrugada; o segundo foi achado na manhã do domingo de Páscoa, e a terceira vítima foi identificada na manhã de segunda-feira (10).

O grupo havia saído para pescar na quinta-feira (6) de madrugada e estava voltando de Ubatuba para Bertioga quando sofreu o acidente. Havia nove turistas de São Paulo e três tripulantes de Bertioga —todos eram homens.

Barco quebrou próximo à orla

O barco começou a perder a estabilidade a 1 quilômetro da costa. "O tempo era de mar agitado, fortes ventos, tinha instabilidade para navegação", disse o tenente Vinícius Lins à GloboNews.

A embarcação teria rachado ao meio e os tripulantes caíram na água. No momento em que os Bombeiros chegaram, só a frente da embarcação estava na superfície. "Uma situação realmente catastrófica. A maioria das pessoas estava agarrada aos destroços", completou o tenente Lins.

O barco era um pesqueiro simples, de madeira, e pode ter colidido com algum rochedo, afirmou o tenente. A Marinha foi acionada e enviará uma "embarcação de pequeno porte e um navio, que chegará nesta madrugada", diz uma nota dos Bombeiros.

Defesa Civil alerta para chuvas fortes no litoral

O órgão emitiu um alerta antes do feriado da Páscoa, quando muitos turistas vão ao litoral.

As chuvas fortes na região devem seguir até a segunda-feira (10). De acordo com a Defesa Civil, as chuvas podem ser acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco de desabamentos, alagamentos, enxurradas e raios.

As áreas de atenção são Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, onde haverá chuva forte e contínua. Na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.