Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça do RS manda internar adolescente que tinha itens nazistas em casa

Materiais foram apreendidos na casa do adolescente de 14 anos, suspeito de planejar atentado em escola de Maquiné - Polícia Civil do Rio Grande do Sul/Reprodução
Materiais foram apreendidos na casa do adolescente de 14 anos, suspeito de planejar atentado em escola de Maquiné Imagem: Polícia Civil do Rio Grande do Sul/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2023 09h55

A Justiça do Rio Grande do Sul mandou internar um adolescente de 14 anos suspeito de planejar um ataque a uma escola de Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Materiais nazistas foram encontrados na casa dele.

O que aconteceu?

A determinação foi para que o adolescente fosse encaminhado à FASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo). A decisão é da juíza Conceição Aparecida Canho Sampaio, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Osório.

A juíza também determinou a prisão preventiva dos pais do adolescente.

Foram encontrados na casa da família bandeiras, símbolos nazistas, fotos de Hitler e Mussolini, além de facas, fardas e um simulacro de arma de fogo.

Os processos tramitam em segredo de Justiça. No caso dos pais, a investigação vai seguir para a Vara Criminal da Comarca de Osório. A tramitação do processo do adolescente ficará no Juizado da Infância e Juventude.

No entendimento da investigação, os pais do adolescente tinham conhecimento dos planos do filho e, por isso, foram indiciados pelos crimes de corrupção de menores, associação criminosa e racismo em razão do material alusivo ao nazismo encontrado na residência.