Topo

Esse conteúdo é antigo

Grande SP tem, em um dia, chuvas esperadas para o mês e acumula transtornos

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 12h44Atualizada em 19/04/2023 15h53

Em ao menos três municípios da Grande São Paulo, choveu em 24 horas o equivalente ao esperado para todo o mês de abril (87 mm), até a manhã desta quarta-feira (18).

O que aconteceu?

Franco da Rocha teve alagamentos intensos e registrou lentidão no trem da linha 7-rubi da CPTM, após receber 90 mm de precipitações. Os trens circularam com velocidade reduzida e intervalos médios de 24 minutos entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, informou a CPTM, devido à queda de um muro na região de Botujuru após as chuvas.

Em Caieiras, a rodovia Tancredo Neves segue interditada na altura do km 35 devido a alagamentos. Há desvio do tráfego por via municipal, informou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O município recebeu um acumulado de 54 mm. Em Cajamar, as precipitações atingiram 62 mm;

Itaquaquecetuba teve 90% do esperado do mês em apenas um dia. A Defesa Civil previa 113,8 mm de chuva para em abril, mas, em poucas horas, o município recebeu 103 mm. O bairro de Jardim Maragogipe foi o mais castigado. Moradores publicaram vídeos da tempestade e dos alagamentos nas redes sociais

Outros municípios receberam grandes volumes de chuvas de outono além do esperado, a exemplo de Francisco Morato (103 mm) e Mairiporã (108 mm), que também ficaram acima do esperado para o mês na Grande São Paulo, informou o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) à TV Globo.

Como ficará o tempo?

Não há expectativa de chuvas fortes nesta quarta-feira (19), segundo o CGESP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), podendo ocorrer apenas pancadas isoladas.

O frio, porém, chega de vez na quinta-feira (20) e dura até o fim de semana. A temperatura média para amanhã está prevista para 13ºC, com máxima de 21ºC.

Veja imagens de moradores da chuva de ontem