Topo

Esse conteúdo é antigo

Moradores de SC registram imagens de chuva congelada e congelante; veja

Com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado - Reprodução/Redes sociais
Com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 22h55Atualizada em 19/04/2023 23h07

Moradores de Santa Catarina registraram hoje à noite imagens de chuva congelada e congelante em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense.

O que aconteceu:

A queda de temperaturas no estado ocorre pela combinação de uma massa de ar polar com a atuação de um ciclone em alto mar, que traz umidade do oceano para o continente, informou a Defesa Civil. Cidades da região de Bom Jardim da Serra registraram 2ºC às 20h de hoje.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pequenas pedras de gelo deslizando na janela de uma casa e acumuladas em um carro.

Com a aproximação do inverno, eventos como esses tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado, de acordo com a Defesa Civil.

O órgão reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

O que é o fenômeno

A Defesa Civil informou que não se trata de neve, mas de chuva congelante e chuva congelada. Cada fenômeno tem padrões distintos.

A neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera.

Já a chuva congelada, em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedrinha de gelo, similar a um granizo, podendo lembrar neve.

A chuva congelante, por sua vez, descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita.