Topo

Esse conteúdo é antigo

MP-SC investiga símbolos nazistas exibidos em Secretaria de Educação

Município de Dona Emma abrigou células nazistas no passado - Giuliano Bianco
Município de Dona Emma abrigou células nazistas no passado Imagem: Giuliano Bianco

Do UOL, em São Paulo

15/05/2023 16h58Atualizada em 15/05/2023 17h04

O MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) abriu uma investigação criminal sobre a presença de fotos com símbolos nazistas no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Dona Emma.

O que aconteceu:

O Ministério disse que o objetivo é apurar se houve prática de crime previsto na Lei de Racismo (Lei 7.716/89), que estipula como ilegal veicular "símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

O Necrim (Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância) também acompanha o caso, revelado por reportagem da Agência Pública na sexta-feira (12).

A reportagem apontou que uma das fotos tem crianças e um homem na frente de uma escola, enquanto ao fundo há uma bandeira do Brasil e uma da Alemanha nazista, com a legenda "a escola particular Alemã era mantida pelos pais dos alunos com recursos vindos da Alemanha".

Outra imagem traz sete homens posando, com um deles segurando uma bandeira nazista. Na legenda, eles são descritos como "simpatizantes de Hitler em Nova Esperança", bairro de Dona Emma.

O UOL entrou em contato com a Prefeitura de Dona Emma e aguarda resposta.