Topo

Sushi, broto de bambu e flores: o cardápio oferecido aos líderes no G7

Cardápio servido aos chefes de estado no almoço do G7 - Reprodução
Cardápio servido aos chefes de estado no almoço do G7 Imagem: Reprodução

20/05/2023 12h40Atualizada em 22/05/2023 07h05

Entre discussões sobre a Guerra da Ucrânia e a disputa comercial de China e Estados Unidos, as principais autoridades mundiais do G7 reunidas em Hiroshima têm à disposição nas refeições pratos tradicionais japoneses e opções pitorescas. Os chefes de cozinha já serviram sushi e flores comestíveis para matar a fome dos chefes de Estado.

O cardápio do G7

Todos os dias, o Ministério das Relações Exteriores do Japão publica os cardápios dos banquetes servidos no almoço. O menu oferece aperitivo, peixes, prato principal e sobremesas.

Na sexta-feira, primeiro dia do encontro, foram servidas flores comestíveis de aperitivo. Aqueles que não estavam dispostos a extravagâncias podiam abrir os trabalhos com vieiras. Na sequência, havia peixes, mexilhões. O prato principal era coxa refogada e cogumelos tourte acompanhado de brotos de bambu e favas. Limão setouchi e mel de sobremesa.

jm - Reprodução - Reprodução
Foto dos pratos servidos aos líderes mundiais durante reunião do G7 em Hiroshima
Imagem: Reprodução

Neste sábado, o cardápio tinha o tradicional sushi de camarão e peixe gordo marinado como aperitivo. O prato principal era formado por comidas japonesas: Mukozuke, Nimonowan, Gohan e outros. Matcha era uma das opções de sobremesa.

Como a reunião de cúpula ocorre no Japão, há saquê para beber em todos os almoços. Esta não era a única alternativa; os líderes mundiais podiam escolher vinho branco.