"A importância da escravidão": universidade se retrata por tema de palestra
A Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) se retratou após anunciar uma palestra com o tema "A importância da escravidão na economia mundial".
O que aconteceu?
O tema gerou críticas, inclusive de políticos, por sugerir que haveria algo positivo relacionado à escravidão.
Em meio à repercussão, a Uergs emitiu nota e afirmou que "qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade".
Os materiais já foram retirados do ar. A unidade ainda disse que o título foi equivocado e que a intenção da palestra era "demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade".
"O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: 'A triste história da escravidão no mundo'", declarou a instituição.
"A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar", afirmou o reitor Fernando Guaragna Martins, que assina nota.
Confira a nota na íntegra
Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.
Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é "demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: 'A triste história da escravidão no mundo'".
A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar.
Fernando Guaragna Martins
Reitor da Uergs
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.