Seguranças expulsam mulheres e bebê por pedido de doação em shopping de SP
Três mulheres, uma delas com uma bebê no colo, foram expulsas, por seguranças, do Shopping Bourbon em São Paulo por pedirem doações a clientes.
O que aconteceu:
Três mulheres foram acusadas de furtar um supermercado e foram encaminhadas para fora do centro de compras. Uma delas, com uma criança de colo, estava com um pacote de arroz, comprado por uma cliente, que apresentou o cupom fiscal da compra, mas disse ter sido ignorada durante a ação truculenta.
A educadora Mariana Palezi disse que chegou a ser avisada por uma assistente social do mall para não fazer a doação, mas resolveu ajudar duas das mulheres. Ela só avistou a terceira do grupo já do lado de fora do estabelecimento, quando as mulheres eram escoltadas pra fora. A justificativa usada foi a de importunação a clientes.
Vídeos do momento, aos quais o UOL teve acesso, mostram que clientes questionam a abordagem às mulheres. Entre os clientes, estava o jornalista André Hernan, que afirma que entre 20 e 25 seguranças se envolveram na ocorrência intimidando o grupo de mulheres próximo a um cerco de grades fechadas e que o tratamento exibido era "preconceituoso" e "violento".
Em uma das gravações, as mulheres negam estarem furtando, e uma delas diz que os seguranças a agrediram na escada rolante. O funcionário do shopping nega e um segurança mostra papéis que diz ser boletins de ocorrência "contra o bando delas".
A Secretaria de Segurança Pública informou ao UOL que o caso foi registrado com a natureza não criminal pelo 23º Distrito Policial, em Perdizes, porque "as mulheres teriam se recusado a deixar o shopping". O Bourbon Shopping disse em nota que a segurança do mercado acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar para lidar com o caso.
Na tarde desta terça-feira (30/05), um grupo de mulheres utilizou as dependências do hipermercado para pedir doações aos clientes, sendo que uma delas estava carregando um bebê de colo. O grupo foi solicitado a se retirar do hipermercado e a segurança do empreendimento acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, pelo fato do caso envolver um menor de idade. A Polícia Militar encaminhou o grupo de mulheres para a delegacia para realização de Boletim de Ocorrência, acompanhado de membros da equipe de segurança do shopping e do hipermercado, e de profissional da área de assistência social que realiza abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade social que acessam o empreendimento, para prestar esclarecimentos.
Bourbon Shopping, em nota ao UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.