Topo

Conteúdo publicado há
8 meses

Seguranças expulsam mulheres e bebê por pedido de doação em shopping de SP

Fachada do Bourbon Shopping em São Paulo - Divulgação/Bourbon Shopping
Fachada do Bourbon Shopping em São Paulo Imagem: Divulgação/Bourbon Shopping

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 23h06Atualizada em 30/05/2023 23h06

Três mulheres, uma delas com uma bebê no colo, foram expulsas, por seguranças, do Shopping Bourbon em São Paulo por pedirem doações a clientes.

O que aconteceu:

Três mulheres foram acusadas de furtar um supermercado e foram encaminhadas para fora do centro de compras. Uma delas, com uma criança de colo, estava com um pacote de arroz, comprado por uma cliente, que apresentou o cupom fiscal da compra, mas disse ter sido ignorada durante a ação truculenta.

A educadora Mariana Palezi disse que chegou a ser avisada por uma assistente social do mall para não fazer a doação, mas resolveu ajudar duas das mulheres. Ela só avistou a terceira do grupo já do lado de fora do estabelecimento, quando as mulheres eram escoltadas pra fora. A justificativa usada foi a de importunação a clientes.

Vídeos do momento, aos quais o UOL teve acesso, mostram que clientes questionam a abordagem às mulheres. Entre os clientes, estava o jornalista André Hernan, que afirma que entre 20 e 25 seguranças se envolveram na ocorrência intimidando o grupo de mulheres próximo a um cerco de grades fechadas e que o tratamento exibido era "preconceituoso" e "violento".

Em uma das gravações, as mulheres negam estarem furtando, e uma delas diz que os seguranças a agrediram na escada rolante. O funcionário do shopping nega e um segurança mostra papéis que diz ser boletins de ocorrência "contra o bando delas".

A Secretaria de Segurança Pública informou ao UOL que o caso foi registrado com a natureza não criminal pelo 23º Distrito Policial, em Perdizes, porque "as mulheres teriam se recusado a deixar o shopping". O Bourbon Shopping disse em nota que a segurança do mercado acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar para lidar com o caso.

Na tarde desta terça-feira (30/05), um grupo de mulheres utilizou as dependências do hipermercado para pedir doações aos clientes, sendo que uma delas estava carregando um bebê de colo. O grupo foi solicitado a se retirar do hipermercado e a segurança do empreendimento acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, pelo fato do caso envolver um menor de idade. A Polícia Militar encaminhou o grupo de mulheres para a delegacia para realização de Boletim de Ocorrência, acompanhado de membros da equipe de segurança do shopping e do hipermercado, e de profissional da área de assistência social que realiza abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade social que acessam o empreendimento, para prestar esclarecimentos.
Bourbon Shopping, em nota ao UOL