Topo

PM em coma e 5 h de sumiço: como foragido desarmou policiais e fugiu a pé

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 04h00Atualizada em 03/06/2023 10h13

O homem que desarmou e atirou em dois policiais militares na zona leste de São Paulo ficou cinco horas sumido até ser preso. Foragido da Justiça havia três meses, ele foi condenado por tráfico de drogas e nesta semana, ao reagir a uma abordagem, feriu os policiais — um deles está em coma.

O que se sabe sobre o ataque aos PMs

Dario reagiu durante uma abordagem e lutou com dois policiais militares. Imagens de câmeras de segurança mostram ele desarmando um deles e usando a arma da PM para os ferir.

Depois, ele foge por uma rua de São Mateus, na zona leste da cidade, levando a arma da corporação. O outro suspeito, que não se envolveu na luta, também corre.

Dario foi preso cinco horas depois do crime na mesma região. O adolescente que estava com Dario no momento da abordagem foi apreendido.

A arma do policial foi encontrada com outro suspeito. O homem tinha escondido o objeto e também foi preso.

Como estão os policiais

Atingido no rosto, o PM Cleison Santos de Matos, 31, está em coma induzido — seu estado é estável, segundo o UOL apurou. Com fraturas no maxilar e na mandíbula, ele está internado no Hospital das Clínicas.

O PM Robert Castro de Abreu, 36, sofreu fratura em uma das pernas e tem um projétil alojado no fêmur. Seu estado é estável. Ambos tinham encaminhamento para passarem por cirurgia, ontem.

Quem é o homem que atirou nos PMs

Dario Gabriel Costa Viveiros, 25, foi preso em novembro de 2019. Segundo o boletim de ocorrência, ele estava com drogas e foi detido na região de São Mateus, zona leste da capital paulista, próximo ao local onde atirou nos PMs.

Na ocasião, os policiais militares que checaram uma denúncia anônima de tráfico. Eles afirmaram ter encontrado 100 porções de maconha, 50 sacos plásticos com cocaína e 81 pinos de crack em uma pochete jogada no chão por Dario.

Dario Gabriel Costa Viveiros desarmou PM e atirou em dois policiais na zona leste de São Paulo - Reprodução - Reprodução
Dario Gabriel Costa Viveiros desarmou PM e atirou em dois policiais na zona leste de São Paulo
Imagem: Reprodução

Ele negou envolvimento com o tráfico. Disse que estava passando pelo local de venda de drogas quando foi abordado pelos PMs. Na adolescência, ele já havia sido apreendido por suspeita de envolvimento com o tráfico. O UOL não conseguiu localizar sua defesa até o momento.

Dario cumpriu pena no presídio de Osvaldo Cruz (SP) desde fevereiro de 2021. Inicialmente, foi levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Em seguida, acabou sendo transferido para o CDP de Diadema.

Ele foi condenado a 5 anos e 10 meses de prisão por tráfico de drogas. Beneficiado pelo regime semiaberto em abril de 2022, passou a ser considerado foragido da Justiça em março deste ano, após não retornar de uma saída temporária.

'Luta pela vida': o que PM baleado relatou

Atingido nas duas pernas e no abdômen, o soldado de 36 anos ficou com um projétil alojado no fêmur. "Tenho que fazer uma reconstrução do fêmur, vou passar por uma cirurgia", disse ontem à noite. Ele está internado no Hospital das Clínicas.

Só Deus sabe. No calor da emoção, tudo acontece rápido. Eu lutei como pude pela minha vida
PM Robert Castro de Abreu

O PM disse ter visto o vídeo da ação, que servirá para ele como "aprendizado". "A gente olha para o vídeo e vê várias coisas... Ah, eu poderia ter feito isso, poderia ter feito aquilo. Mas na hora é na hora, né, pessoal?", disse.

Agarrei ele [o criminoso] por trás, pela cintura. Ele conseguiu virar, sacar a minha arma do coldre. E fez o disparo na minha perna do lado esquerdo. Na sequência, atirou contra o rosto do Matos, que caiu. E eu continuei lutando, tentando evitar que ele continuasse com a arma."