Após mortes por febre maculosa, fazenda transfere show de Gusttavo Lima
A Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), anunciou a mudança de local de um show do cantor Gusttavo Lima, previsto para o dia 21 de julho. No final de maio, quatro pessoas que morreram de febre maculosa estiveram na fazenda para participar de outro evento, a Feijoada do Rosa. O show foi transferido para o Expo Dom Pedro, que fica dentro do Shopping Parque Dom Pedro, também em Campinas. Ingressos que já foram vendidos continuam válidos, segundo a organização.
No comunicado, publicado nas redes sociais, a Fazenda Santa Margarida "lamenta profundamente os casos de febre maculosa" e afirma que realiza eventos há mais de vinte anos. "Nunca houve relatos de casos ou de suspeita de febre maculosa entre nossos visitantes, colaboradores e terceirizados", diz o texto.
Ainda de acordo com o comunicado, a mudança de local ocorreu porque a Fazenda precisa de tempo para implementar medidas previstas em um plano de contingenciamento ambiental e de comunicação. "Reafirmamos que a documentação da fazenda está em conformidade com todos os requisitos legais", completa a nota.
Fazenda Santa Margarida está interditada
Na terça-feira (13), a prefeitura de Campinas anunciou que a fazenda só poderia realizar novos eventos após apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.
A prefeitura também iniciou uma campanha educativa no entorno da fazenda, que fica no distrito de Joaquim Egídio. Folders e folhetos sobre a febre maculosa estão sendo distribuídos na região. Além disso, será realizada uma pesquisa sobre a infestação de carrapatos-estrela na região. Os carrapatos são os transmissores da febre maculosa, que é causada por uma bactéria (veja mais abaixo).
Até agora, Campinas registrou quatro mortes pela doença. As vítimas foram duas mulheres, uma de 36 e outra de 28 anos, um homem de 42 anos e uma adolescente de 16 anos. Os quatro participaram da Feijoada do Rosa, uma festa de luxo oferecida pela Fazenda Santa Margarida. Por isso, a prefeitura de Campinas aponta o evento como o provável local da contaminação. A feijoada reuniu 3,5 mil pessoas.
Uma semana após o evento, a fazenda teve um show do cantor Seu Jorge, que teve público entre 8.000 e 10 mil pessoas.
Sintomas da febre maculosa
A doença que fez quatro vítimas em Campinas é provocada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida pelo carrapato-estrela. Não há transmissão de pessoa para pessoa. Para que a bactéria seja transmitida para um ser humano, é preciso que o carrapato fique quatro horas grudado na pele. As lesões são semelhantes a picadas de pulga.
A febre maculosa tem período de incubação de dois a 14 dias, e provoca dor de cabeça, febre, náuseas, vômito e cansaço. O tratamento é feito com antibióticos, mas o diagnóstico pode ser difícil porque a febre maculosa é confundida com outras doenças, como leptospirose, dengue e até covid. Por isso, é importante informar ao médico caso a vítima tenha visitado uma região com casos da febre. Se o tratamento não for iniciado rapidamente, a taxa de mortalidade entre os infectados é alta.
No estado de São Paulo, 62 casos de febre maculosa foram registrados em 2022. Deles, 47 resultaram em morte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.