Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ciclone, Santa Catarina registra geada na serra; SP tem frio sem chuva

A cidade de São Joaquim registrou geada na madrugada de segunda-feira (19) - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
A cidade de São Joaquim registrou geada na madrugada de segunda-feira (19) Imagem: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Do UOL, em São Paulo

19/06/2023 10h58Atualizada em 19/06/2023 11h09

O frio deixou um cenário de geada na região serrana de Santa Catarina no início desta manhã, após um ciclone extratropical ter gerado caos na região Sul na última semana.

O que aconteceu?

Hoje, a cidade de São Joaquim registrou -7,9ºC no início da manhã, segundo um monitoramento do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

A geada na serra gerou até um pequeno boneco de neve, compartilhado no portal local São Joaquim Online. Como a formação de geada é comum na região, o boneco foi apelidado de "Geanildo".

Previsão para o Sul após ciclone

Uma massa de ar seco deve frear chuvas no começo da semana. A costa catarinense foi afetada por chuvas e ventos fortes após a passagem de um ciclone pela região. Temporais provocaram alagamentos e moradores ficaram desalojados.

Com o início do inverno na quarta-feira (21), a região deve sentir os impactos do fenômeno El Niño. A consequência é a maior probabilidade de chuvas fortes e outros ciclones na região, mas não imediatamente: a previsão é que os episódios fiquem mais intensos entre agosto e setembro, segundo o MetSul.

Em São Paulo, segue frio, mas com menor intensidade

Após ter a noite mais fria do ano, o tempo continua gelado na capital paulista, mas sem chuva prevista, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo.

Sensação térmica deve ser ainda menor do que as temperaturas, que ficarão entre 12º e 22º até a quarta-feira. O CGE prevê temperaturas mais amenas com a aparição do Sol no período da tarde ao longo da semana.