Imagens mostram ventania, carros atingidos e destruição após ciclone no Sul
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a destruição causada pelo ciclone na região Sul do país, que matou uma pessoa em Rio Grande (RS).
O que você precisa saber
Além da morte, outras sete pessoas ficaram feridas no município de Sede Nova. Uma dessas vítimas está hospitalizada, mas sem risco de morte, afirmou o governador em exercício, Gabriel Souza.
As aulas foram suspensas hoje na rede estadual do RS, determinou o governador em exercício, devido aos alertas de perigo. Pelo menos um milhão de pessoas ficaram sem luz no Rio Grande do Sul, informou o MetSul.
Já a Defesa Civil de Santa Catarina previu frente fria e chuva intensa do "meio oeste ao litoral, podendo vir na forma de temporais" com potencial para se tornarem "severos", com raios, rajadas de ventos e granizo.
Chapecó (SC) teve ocorrências de árvores derrubadas em cima de casas e linhas de transmissão afetadas pelos ventos. Não houve feridos ou mortos, segundo o Corpo de Bombeiros.
#Mínimas: Confira as menores #temperaturas, até as 8h de hoje (13), registradas pelo #INMET:
-- INMET (@inmet_) July 13, 2023
Bom Jardim da Serra (SC): 2,6°C
Vacaria (RS): 6,3°C
Novo Horizonte (SC): 6,4°C
Cambará do Sul (RS): 6,4°C
Xanxerê (SC): 6,5°C
Campos Novos (SC): 6,8°C
#Chuva: Confira os maiores volumes de chuva nas últimas 24h, até as 8h de hoje (13), registrados pelo #INMET:
-- INMET (@inmet_) July 13, 2023
? Bagé (RS): 115,4 mm
? Canguçu (RS): 102,2 mm
? Capão do Leão - Pelotas (RS): 87,2 mm
? Caçapava do Sul (RS): 85,2 mm
? Serafina Corrêa (RS): 82,2 mm*
+
#Vento: Confira as maiores rajadas de vento, nas últimas 24h, até as 8h de hoje (13), registrados pelo #INMET:
-- INMET (@inmet_) July 13, 2023
? Bom Jardim da Serra (SC): 146,9 km/h
? Canguçu (RS): 100,4 km/h
? Joaçaba (SC): 100,4 km/h
? Canela (RS): 97,5 km/h
? Cambará do Sul (RS): 96,1 km/h
AGORA | Centro do ciclone está sobre o Atlântico na costa do Rio Grande do Sul com 990 hPa. Vento nas últimas horas chegou a 140 km/h no Litoral Sul gaúcho. Às 6h, um milhão de pessoas estavam sem luz no estado. Máximo do vento de manhã. Leia mais: https://t.co/heUH6TlXOp pic.twitter.com/ksRDzawuae
-- MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
Orientações
Em caso de perigo, a Defesa Civil do RS pede que os cidadãos liguem para o 190 ou 193. "Se está em local seguro, permaneça. Se está em local de risco, procure as prefeituras sobre abrigos", avisou o coronel Marcus Gonçalves Oliveira, subchefe da instituição.
A Defesa Civil de Santa Catarina pede que as pessoas tenham atenção com a população mais vulnerável (como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua) e protejam os animais domésticos.
Alerta do INMET
O INMET emitiu alerta à população da região Sul. "Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário", diz um comunicado do instituto divulgado hoje.
Chapecó (SC) teve ocorrências de árvores derrubadas em cima de casas e linhas de transmissão afetadas pelos ventos. Não houve feridos ou mortos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberCidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram as menores mínimas da manhã. Na análise do INMET, Bom Jardim da Serra teve o registro de noite mais fria: foram 2,6°C.
O que é um ciclone extratropical?
Um ciclone é um sistema que tem baixa pressão atmosférica em seu centro, com os ventos soprando para dentro. No Hemisfério Sul, o vento gira no sentido horário.
Um ciclone extratropical é encontrado nas médias e altas latitudes e está associado a frentes frias. Sua formação é comum no Oceano Atlântico, principalmente perto do polo sul. O formato em espiral, em que o centro tem baixa temperatura, favorece a formação de chuvas e ventos fortes.
Quanto mais perto da costa um ciclone é formado, mais os efeitos são sentidos pelas pessoas no continente. Os ciclones extratropicais que afetam o Brasil se formam principalmente na região entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.