Conteúdo publicado há 9 meses

Helicóptero da Marinha cai durante exercício e mata 2 militares em Goiás

Um helicóptero da Marinha do Brasil caiu hoje durante a execução de exercícios militares em Formosa (GO). Dois sargentos morreram na queda e outros dez militares ficaram feridos.

O que aconteceu

A aeronave UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, com 14 tripulantes caiu à tarde quando os militares participavam de treinamento para uma apresentação da Operação Formosa na próxima sexta (11).

Morreram no local o sargento Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o sargento Renan Guedes Moura, da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador. Segundo a Marinha, 3 militares permaneciam até a noite desta terça sob cuidados médicos da Umem (Unidade Médica Expedicionária da Marinha), 7 feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Formosa e 2, ao Hospital das Forças Armadas.

Do total de 12 feridos, 10 apresentam lesões sem gravidade e 2 vão passar por cirurgia ortopédica, de acordo com a Marinha, que disse prestar apoio aos militares e familiares envolvidos no acidente.

A Marinha informou foi instaurada uma Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico para apurar as circunstâncias do acidente. Um Relatório Preliminar com informações como histórico da ocorrência, laudos e pareceres técnicos deverá ser concluído no prazo de 180 dias.

A Operação Formosa é um exercício militar da Marinha que acontece desde 1988 na cidade goiana. O evento ganhou destaque no governo de Jair Bolsonaro (PL) após um desfile de tanques e blindados passar em 2021 pela praça dos Três Poderes para entregar o convite ao então presidente.

Local da queda de helicóptero da Marinha em Formosa (GO)
Local da queda de helicóptero da Marinha em Formosa (GO) Imagem: Reprodução CNN

Repercussão do acidente

O Ministério da Defesa presta as condolências, pela irreparável perda, aos familiares e amigos dos militares, vitimados no cumprimento do dever.
José Mucio, ministro da Defesa
Continua após a publicidade

Recebi, com pesar, a notícia do acidente envolvendo militares e uma aeronave da Marinha do Brasil, ocorrido há pouco em Formosa (GO). Lamento, profundamente, o falecimento dos dois bravos militares que tombaram no cumprimento do dever. Nossos sentimentos às famílias enlutadas.
Hamilton Mourão, senador e ex-vice-presidente

Aeronave da Marinha

O helicóptero é uma das aeronaves utilizadas pela Marinha na defesa da Amazônia. O UH-15 Super Cougar H225M também participa de outras missões e em apoio em desastres naturais — Segundo a Força, a aeronave é utilizada ainda no transporte de urnas eletrônicas para "os mais diversos rincões do país" nas eleições.

A Marinha também recorre a esse modelo de helicóptero para tarefas associadas ao apoio de operações especiais, como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndio.

A aeronave foi a primeira a ter todas as etapas de montagem no país, segundo a Marinha. Sua fabricante é a empresa Helibras, localizada em Itajubá (MG).

Deixe seu comentário

Só para assinantes