Quando começa a primavera 2023? Veja data e horário do início da estação

Embora as altas temperaturas no Brasil estejam fazendo as pessoas se sentirem no verão, o inverno termina nesta semana e dá passagem para a chegada da primavera. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação no Hemisfério Sul começa no dia 23 de setembro.

Mais precisamente, o início da primavera será às 3h50 deste sábado e seu término acontecerá no dia 22 de dezembro, às 0h27, levando em consideração o horário de Brasília.

Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Inmet realizou um prognóstico sobre a estação nas cinco regiões do Brasil durante os meses de outubro, novembro e dezembro. Confira a seguir:

Norte

A previsão indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica (média histórica) em grande parte da região devido à atuação do fenômeno El Niño. A tendência da temperatura média do ar é predominantemente de condições mais quentes do que as condições das médias climatológicas em toda a região. A pesquisa destaca a possibilidade de queimadas e incêndios florestais pela falta de chuva no sul da Amazônia, as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Nordeste

A previsão climática indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica (média histórica) em grande parte da região, principalmente no Maranhão e Piauí. No leste dos estados da Paraíba e de Pernambuco, há possibilidade de chuva próxima da média. Os impactos do El Niño também impactam as condições de chuva na região.

Centro-Oeste

O prognóstico aponta um retorno gradual da chuva, mas ainda de forma irregular, em que volumes acima da média histórica são previstos como favoráveis para o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. No Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica.

Continua após a publicidade

Sudeste

A previsão para os próximos três meses indica condições favoráveis para chuva abaixo da média climatológica na parte norte da região. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a chuva poderá ocorrer acima da média. Para novembro há uma tendência de retorno das chuvas mais regulares. As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região.

Sul

Há uma maior probabilidade de chuva acima da média climatológica (média histórica) em toda a região sul em decorrência dos impactos do El Niño. As temperaturas previstas podem se manifestar com condições predominantemente acima da média climatológica, exceto no sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas poderão ser mais amenas devido ao número de dias consecutivos com chuva.

Deixe seu comentário

Só para assinantes