Alta demanda provoca falta de energia em São Paulo, diz transmissora
A alta demanda por energia provocou instabilidade no abastecimento em regiões de São Paulo nesta segunda (13). Houve relatos de queda de luz em Pinheiros, Moema e Santa Cecília, nas zonas oeste, sul e central da capital, e na região da avenida Paulista. A Enel afirmou inicialmente que houve falha na tensão, mas a ISA CTEEP, responsável pela transmissão, nega.
O que aconteceu
"Elevada demanda" tem ligação provável com onda de calor, diz ISA CTEEP. A empresa é responsável pela transmissão da energia da empresa geradora até a Enel, que atende a cidade de São Paulo.
A ISA CTEEP reforça que opera os seus sistemas dentro das faixas normais de tensão e que, devido à elevada demanda da distribuidora, provavelmente decorrente da onda de calor -- hoje, o Estado de São Paulo atingiu recorde de demanda de carga --, recebeu solicitação da Enel Distribuição São Paulo de operar no limite superior da faixa em suporte à rede da distribuidora.
ISA CTEEP, em nota enviada ao UOL
Segunda-feira foi o dia mais quente do ano na cidade de São Paulo em 2023. Houve registro de 37,4ºC às 15h na estação meteorológica do mirante de Santana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No domingo (12), os termômetros registraram 37,1º C.
A Enel confirmou a oscilação no fornecimento na região da avenida Faria Lima, na zona oeste, e disse, por volta das 16h, que o serviço havia sido normalizado. Às 21h, a luz ainda não tinha voltado no local.
Hotéis e estabelecimentos comerciais da mesma região confirmaram quedas de energia elétrica desde manhã e empresas liberaram seus funcionários. Apesar da Enel afirmar que o fornecimento foi retomado, os relatos de problemas continuavam após as 17h.
Segundo a Sabesp, quedas de energia afetaram, inclusive, abastecimento de água em Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
A Enel informou que "segue monitorando os níveis de tensão junto à transmissora" e a ISA CTEEP disse que "todas as medidas operativas disponíveis foram tomadas, em conjunto com a distribuidora Enel". A transmissora afirmou ainda que as causas exatas do aumento da demanda "estão em análise".
Em relação à região de Santa Cecília, a Enel alega que "ocorrências externas" registradas no SIN (Sistema Interligado Nacional) impactaram o fornecimento "às 16h47 e 18h31" para parte dos clientes. A Enel não informou o número de clientes afetados.
Em relatório sobre a operação na segunda-feira (13), o Operador Nacional do Sistema — órgão responsável pelo SIN — não registrou ocorrência no horário citado pela Enel.
A onda de calor que atinge o país deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios até a próxima terça-feira (14). Os dados são do Inmet.
O que disseram
A Enel Distribuição São Paulo informa que uma falha na tensão da companhia de transmissão ISA CTEEP causou oscilação de energia para alguns clientes na região da avenida Faria Lima.
Enel, em nota enviada ao UOL
A ISA CTEEP informa que não houve 'falha de tensão', nem oscilações em suas instalações. Porém, ao longo do dia de hoje, foram detectadas elevações abruptas da carga da distribuidora na região da avenida Faria Lima [cerca de 36% em relação à semana passada], aparentemente em função da onda de calor na cidade de São Paulo.
ISA CTEEP, em nota enviada ao UOL
Deixe seu comentário