Conteúdo publicado há 7 meses

Após calor, fim de semana deve ser de tempestade em grande parte do país

Após uma semana de calor intenso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestades em grande parte do país.

O que aconteceu

Os temporais terão rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo.

Sofrerão com tempestades de perigo potencial: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Habitantes dessas localidades podem sofrer com cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios, mas o risco é baixo.

As tempestades vão trazer perigo para: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Nessas áreas, há risco relativo de corte de energia elétrica, estragos em plantações e de alagamentos. A orientação é que os moradores desliguem aparelhos elétricos e quadros gerais de energia, se possível, e não se abriguem embaixo de árvores no caso de rajadas de vento.

Grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina está em alerta para grande perigo até amanhã. Isso significa que há grande risco de danos em edificações, queda de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica. O Inmet orienta que os habitantes desliguem aparelhos elétricos e quadros gerais de energia.

Mapa de chuva acumulada em 24h para o domingo (19)
Mapa de chuva acumulada em 24h para o domingo (19) Imagem: Inmet/Reprodução

Chuvas e granizo no final de semana e segunda-feira

No sábado (18), há probabilidade de queda de granizo e ventos de 100 km/h no sul de Mato Grosso do Sul; em São Paulo; sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O maior volume de chuvas deve ser registrado entre o domingo e a segunda-feira (20) na capital paulista, no Vale do Paraíba e no litoral de SP; no sul e zona da mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Nessas regiões, o acumulado de chuvas deve passar dos 100 milímetros em 24 horas.

As tempestades previstas são resultados do calor forte e do aumento da umidade. As regiões atingidas chegaram a registrar 40ºC na semana.

Com a passagem dos temporais, a temperatura deve diminuir na segunda-feira. A capital paulista terá máxima de 25ºC. Já no Rio de Janeiro a máxima prevista é de 28ºC. Em Cuiabá e Campo Grande, que registraram máximas de 41,6ºC e 38ºC, respectivamente, na semana, as máximas devem ser de 34ºC e 30ºC na segunda-feira (20).

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Texto informava que temporais vão atingir sete estados. Entretanto, o Distrito Federal não é considerado um estado. O texto foi atualizado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes