Saiba como vai funcionar o ônibus gratuito em São Paulo

A partir do próximo dia 17 entra em vigor a medida que traz gratuidade aos ônibus municipais de São Paulo aos domingos e datas especiais.

O que vai acontecer

Os passageiros poderão embarcar de graça nos ônibus nos domingos, no Natal, no Ano Novo e no aniversário de São Paulo (25 de janeiro). A gratuidade vale entre a 0h e as 23h59 das datas definidas.

O benefício não será válido para metrô e trens na cidade. A tarifa também será mantida para ônibus intermunicipais.

Os passageiros vão passar pela catraca, e não subir pela porta traseira, como acontece no dia do Enem. A prefeitura contabilizará por meio da catraca o número de usuários nos dias de gratuidade.

Quem tiver o Bilhete Único passará o cartão para liberar a catraca, mas nenhum valor debitado. Quem não tem o bilhete precisará pedir a liberação da catraca ao motorista ao entrar no ônibus ou ao cobrador.

A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o Bilhete Único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os casos de ônibus que não tem cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem.
Levi Oliveira, diretor-presidente da SPTrans

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.