Sirene de evacuação é acionada em São Sebastião após chuva intensa
A Defesa Civil acionou a sirene de evacuação na Vila Sahy, em São Sebastião, no fim da tarde desta terça-feira (20).
O que aconteceu
Por volta das 17h15, o pluviômetro atingiu a marca de 54 mm de acumulado de chuva em uma hora. O protocolo prevê que a sirene seja acionada quando o acumulado de chuva atinge mais de 45 mm neste intervalo de tempo. A chuva perdeu força nos últimos minutos.
Ônibus da Prefeitura de São Sebastião estão à disposição para transportar as famílias para abrigos. O plano de contingência municipal foi acionado e abrigo emergencial está sendo aberto. Equipes da Defesa Civil municipal fazem a orientação dos moradores da Vila Sahy.
Chuvas intensas atingiram a cidade. Entre 16h40 e 17h20, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou cerca de 70 mm sobre a praia de Juquehy e 67,5 mm em Barra do Una, segundo o Climatempo.
Para as próximas horas, o tempo em São Sebastião seguirá com condição para chuva forte, seguida por raios e vento, informou a Defesa Civil do Estado de SP. O órgão alerta para aumento dos acumulados e recomenda atenção em áreas mais vulneráveis. Essas precipitações estão sendo influenciadas pela Tempestade Tropical Akará, que mesmo estando em alto mar na altura da Região Sul do Brasil, está influenciado o regime de chuva em nosso Estado, principalmente na faixa litorânea.
A tragédia em São Sebastião completou um ano. No Carnaval de 2023, choveu cerca de 680 milímetros em apenas seis horas. Fortes chuvas destruíram a região, deixando 64 pessoas mortas e três mil desabrigadas e desalojadas. Mais de 500 ruas foram atingidas em 18 bairros, segundo a Prefeitura de São Sebastião.
Vila Sahy, em São Sebastião, nesta terça! O alerta é um avanço. A urbanização é urgente. pic.twitter.com/QlZa2epLtd
-- Marina Helou (@marina_helou) February 20, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.