Conteúdo publicado há 2 meses

Jovem que salvou família de enxurrada no RJ vai receber Medalha Tiradentes

O jovem que resgatou uma família de dentro de um carro em meio a uma enchente em Nova Iguaçu (RJ) vai receber a maior honraria do estado concedida pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

O que aconteceu

Marcos Vinícius de Souza, 20, receberá a Medalha Tiradentes. O projeto, aprovado hoje, é de autoria original dos deputados Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD), e agora vai para a promulgação do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União).

A entrega acontece uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes. Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT). A homenagem é dedicada ao ato de heroísmo de Marcos. "O mundo precisa de pessoas com o coração disponível, empatia e abnegação. Ele colocou em risco a sua própria vida naquelas condições tão adversas", disseram os autores.

Na terça-feira (5), o jovem foi homenageado na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele recebeu a Medalha de Mérito Comendador Soares, a maior honraria do Poder Legislativo do município da Baixada.

Relembre o caso

Marcos Vinícius de Souza estava em um ônibus, voltando do trabalho, quando viu o carro da família preso na enxurrada, no dia 21 de fevereiro. Todo o resgate foi filmado e durou cerca de cinco minutos.

Após o ato heroico, o auxiliar de logística retornou para casa e deparou-se com sua própria residência alagada. Nas redes sociais, ele compartilhou vídeos da situação e agradeceu às mensagens de apoio, destacando que ajudava sua família a salvar pertences.

'Só quis ajudar, nem pensei duas vezes'

Marcos Vinicius Souza reencontrou família que salvou durante enchente em Nova Iguaçu (RJ)
Marcos Vinicius Souza reencontrou família que salvou durante enchente em Nova Iguaçu (RJ) Imagem: Arquivo pessoal
Continua após a publicidade

Naquela noite, o motorista precisou mudar a rota que faz diariamente e se deparou com um carro sendo levado pela correnteza. No meio do temporal, Marcos percebeu que algumas pessoas que estavam em uma academia gritavam muito pedindo ajuda.

"Foi nessa hora que consegui entender", disse Marcos ao UOL. "O pessoal estava dizendo que tinha duas crianças dentro do carro com uma mulher, e que o veículo estava sendo arrastado desde o começo da pista. Quando vi, tinha água até no capô do carro. Eu só quis ajudar, nem pensei duas vezes. Quando o ônibus encostou, consegui colocar o pé na roda e ajudar a família", continuou.

O veículo com a mulher e as filhas gêmeas, de apenas um ano, foi levado pela força da água segundos depois. Nas imagens, é possível ver que Marcos apoia as pernas na escada do ônibus e na traseira do veículo. Ele conseguiu transferir a família do carro para o ônibus em pouco tempo. "Tive muito medo de cair ou de acontecer algo trágico com a família, mas na hora tive mais coragem do que medo. Eu queria agir, proteger elas, tirar aquelas crianças dali. Vi a mãe desesperada. Então, na hora eu só tive que agir", disse.

Um dia depois, ele conseguiu reencontrar Berlandia Mendes, a mãe resgatada com as duas filhas. "O reencontro foi algo muito bom. Saber que as crianças e a mãe estavam bem e aquele pai estava muito feliz pelo que eu fiz... Ele me acolheu de um jeito que não tem explicação. Fiquei muito feliz em saber que todos estavam bem e conhecer melhor aquela família", considerou.

Não foi um ato de coragem, foi um ato de solidariedade. Pensei na hora que aquela situação poderia estar acontecendo também com a minha família, algum amigo meu ou um vizinho. Tenho isso desde pequeno comigo, porque fui criado em uma família humilde. Todo mundo aqui está acostumado a ajudar o outro, desde sempre.
Marcos Vinicius Souza

Deixe seu comentário

Só para assinantes